22/08/2023
Cotidiano Região Turismo

Caminhada Rosa tem rapel, culinária caipira, banho de cachoeira e saúde em Turvo

Caminhada Rosa busca conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama, sem esquecer do câncer de colo de útero

Rapel Cachoeira Águas da Laje (1)

  • A Gralha Azul Turismo e Aventura tem o Portal RSN como parceiro

Rapel fará parte do roteiro da Caminhada Rosa  (Foto: Maurício Pilati/Gralha Azul)

Caminhada Rosa por trilha em meio à mata nativa, culinária tropeira, cachoeiras e, acima de tudo, muita saúde. Essa é a dica que o Portal RSN dá para que homens e mulheres celebrem juntos o Outubro Rosa. Esse mês é dedicado à prevenção do câncer de mama. Porém, sem deixar de lado o combate ao câncer de colo de útero.

Assim, para conscientizar a sociedade para a importância de medidas preventivas, a Gralha Azul Turismo e Aventura, de Turvo, propõe o roteiro. Será no dia 20 de outubro. De acordo com um dos coordenadores da Gralha Azul, Maurício Pilati, a ação envolve a participação de diversas mulheres da comunidade e é aberto.

PROGRAMA

Conforme Maurício, a programação começa logo pela manhã, às  8h30min, com o encontro na Casa Histórica Gabriel e Luiza Pilati. De lá, os participantes seguem para a Trilha da Copa Alta, um percurso de cinco quilômetros por entre a mata nativa, repleta de araucárias centenárias que ilustram a paisagem típica da região.

Após a caminhada, será servida a Culinária Tropeira, almoço tradicional de figuras históricas que marcam a cultura campeira e a vida rural. No cardápio estão o arroz carreteiro com charque, virado de feijão, café tropeiro, linguiça frita, saladas orgânicas e suco natural.

Aventura no interior de Turvo (Foto: Maurício Pilati/Gralha Azul)

Já, na parte da tarde, os visitantes poderão participar do Rapel na Cachoeira Águas da Laje que fica logo ao lado. Conforme Maurício Pilati, uma atividade emocionante com total segurança, que garante 30 metros de adrenalina e uma paisagem deslumbrante da floresta.  “A cascata também é um refrescante ponto de mergulho e o lugar ideal para uma tarde de conexão com a natureza”.

Porém, a aventura se encerra com o Café Caipira, trazendo à mesa os quitutes do campo feitos artesanalmente com amor e carinho. São receitas de vovó preparadas para um desjejum saboroso. Inclui pães, bolos, cucas, bolachas e doces com o gostinho caseiro dos produtos da roça.

SERVIÇO

Os interessados em participar desse roteiro solidário devem se inscrever antecipadamente pelas redes sociais da Gralha Azul, página do evento no Facebook ou pelo telefone e WhatsApp (42) 99980-4079. “Faça parte desta ação e comemore com elas, afinal, aventura é um substantivo feminino”, convida a Gralha Azul.

Leia outras notícias no Portal RSN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.