A Região em Guarapuava possui mata exuberante, com araucárias centenárias, rios, cachoeiras e o grande Salto São Francisco. Trata-se de uma queda d’água de 196 metros de altura que está entre as maiores do Sul do Brasil. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, o trajeto, ainda é composto e se entremeia entre dois parques naturais.
E por tudo isso e várias ações o local ganhou um prêmio nacional. Mas e o que Guarapuava ganha com isso? De acordo com o prefeito Celso Góes, ganha projeção nacional, atrai novos empreendedores e turistas, gerando renda e emprego na propriedade rural. E o que é ainda o mais importante. “Deixa um legado de sustentabilidade às gerações futuras”.
TESOURO
Localizado a cerca de 45 quilômetros do Centro da cidade, no Distrito de Guairacá, o caminho no entanto, guarda um tesouro. São dezenas de famílias de agricultores familiares que fazem dessa localidade um espaço que atrai visitantes. Além do acolhimento, em cada família que abra as portas da casa, o aconchego começa já no aperto de mão.
Conforme a secretária municipal de Turismo e Eventos, Katriane Mila, ali a mesa farta oferece a gastronomia caseira com produtos do próprio local. Pães, bolos, queijos, embutidos e outras delícias enchem os olhos e aguçam o apetite. E depois de saciados, é possível tomar um bom chimarrão e se deleitar com atividades de entretenimento e lazer.
Mas para chegar até lá é preciso ter acesso de qualidade. “A Prefeitura investiu em melhorias com sinalização turística viária e das propriedades rurais. Também houve a melhoria da infraestrutura interna das propriedades por meio do programa ‘Porteira Adentro’. E elaboramos o projeto de infraestrutura do Parque Estadual São Francisco da Esperança”.
Conforme Katriane Mila, o resultado foram seis novos empreendimentos para atendimento turístico. E, principalmente, o aumento da renda das famílias e geração de trabalho rural.
O PRÊMIO
Inscrito no Prêmio Expressão de Ecologia, com abrangência nacional, o Caminho de São Francisco da Esperança ficou no topo. Ou seja, o primeiro entre 198 ‘cases’ inscritos das Regiões Sul e Sudeste. Entre as 20 categorias, Guarapuava venceu em ‘Turismo e Qualidade de Vida’. De acordo com Katriane Mila, essa é a premiação ambiental mais importante do Brasil.
Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, o Prêmio Expressão de Ecologia é promovido anualmente pela Editora Expressão desde 1993. De acordo com o histórico, tudo começou um ano após a Rio 92, a conferência da ONU que inaugurou uma nova era ambiental. Desse modo, o Prêmio contabiliza 2.947 projetos ambientais inscritos.
A entrega do Troféu Onda Verde, pela Editora Expressão e parceiros, ocorreu no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Conforme a agenda oficial, o prefeito de Guarapuava Celso Góes acompanhou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, na solenidade de premiação, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2022.
Leia outras notícias no Portal RSN.