O Paraná ganhou mais uma rota do segmento de turismo religioso, o Caminho de São Miguel Arcanjo, em Prudentópolis que, após 10 meses funcionando de forma experimental, agora está oficialmente aberto para os visitantes. O trajeto contempla restaurantes, hotéis, pontos turísticos e, principalmente, templos e igrejas, sendo 16 delas ucranianas e com arquitetura bizantina.
O caminho também passa por outras igrejas católicas, de arquitetura latina, igreja luterana, pelo túmulo da Serva de Deus Irmã Anatólia Bodnar, museus, orquidário, mirantes e cachoeiras, fazendo jus a outro título que a cidade carrega: a Terra das Cachoeiras Gigantes.
A iniciativa incrementa o turismo religioso no Paraná e amplia a oferta de infraestrutura e de divulgação deste segmento na Região, atraindo visitantes, fiéis e entusiastas destas atrações. Estruturado pela prefeitura, o novo caminho de Prudentópolis, cidade que abriga a maior comunidade ucraniana no Brasil, percorre 122 quilômetros dentro dos limites do município, podendo ser percorrido a pé, de moto, carro e até mesmo a cavalo.
INAUGURAÇÃO OFICIAL
Representantes da Secretaria do Turismo (Setu) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, participaram da solenidade de inauguração do monumento marco zero e abertura oficial desse caminho, que funcionava de forma experimental. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (Aen), todas as informações estão diponíveis no site criado especialmente para a rota.
Nele, o peregrino encontra mapas, link para inscrições, lista de atrativos religiosos, naturais e culturais e as etapas do trajeto. O site intuitivo também traz um guia do peregrino, com um passo a passo essencial antes de iniciar a peregrinação. Assim, ele deve cadastrar-se e observar as dicas do mapa e do guia do peregrino. Em seguida, deve fazer as reservas de hospedagem, alimentação e entrada para os atrativos e Igrejas.
Durante o trajeto, o visitante preenche um passaporte oficial com carimbos para receber o Certificado no final do trajeto. Retirado no Museu do Milênio, o passaporte marca as oito etapas do trajeto, com pelo menos um carimbo em cada etapa. Para recebê-lo, o peregrino precisa retirar o Kit Oficial do Peregrino, no valor de R$ 55.
ROTA
Além das inúmeras igrejas e templos, o trajeto também abrange grutas, mirantes e belas paisagens, criando uma atmosfera única de espiritualidade. Aliado ao esplendor da natureza, museus e os sistemas faxinalenses (comunidades tradicionais) também são atrativos culturais que enriquecem a experiência de moradores, peregrinos e turistas.
O início da rota fica na Igreja Matriz São João Batista, uma Igreja Católica de Rito Latino, no Centro de Prudentópolis. Ainda na primeira etapa, os participantes seguem por diversos pontos no Centro da cidade. Seguindo o percurso, o peregrino percorrerá as comunidades de Linha Rio dos Patos e Cândido de Abreu.
Na segunda etapa, os visitantes passam pelo Monumento Natural Estadual Salto São João, na Linha Antônio Olinto e também podem conhecer o Cabeça de Lobo Park e outras atrações. Assim seguem durante as oito etapas até chegar ao Museu Servas Maria Imaculada, novamente no Centro da cidade. Conforme a Agência, a rota faz parte da Rede Brasileira de Trilhas (Rede Trilhas) e passou por planejamento por cerca de dois anos.
CAPITAL DA ORAÇÃO
Prudentópolis também é reconhecida como a Capital da Oração do Estado do Paraná, devido às mais de 100 igrejas construídas na cidade. Foi justamente a lei que concedeu esse título que incentivou o município a criar o Caminho de São Miguel Arcanjo.
Assim sendo, o objetivo é fazer do roteiro de fé e peregrinação também uma alternativa para a geração de emprego e renda na cidade. Especialmente, na área rural.
Leia outras notícias no Portal RSN.