22/08/2023


Comunidade Paraná Turismo

Caminhos de Peabiru vira projeto do Governo do Paraná

O Governo lançou o projeto Caminhos de Peabiru – Circuitos e Oportunidades que objetiva incentivar o turismo e a cultura no Estado

ROTA

Conforme o Estado, o programa Caminhos do Peabiru busca fomentar a geração de riquezas (Foto: Reprodução/redetrilhas)

O ‘Caminho de Peabiru’ trata-se de uma antiga rota indígena. Conforme informações, têm cerca de três mil quilômetros que vem do Peru e vai até o Atlântico, passando pelo Brasil. Para alguns, ‘peabiru’ em guarani significa ‘Terra sem males’. Assim, o projeto de lei do deputado estadual Douglas Fabrício busca instituir as rotas dos ‘Caminhos de Peabiru’ como Patrimônio Turístico e Histórico do Paraná.

Dessa forma, o projeto pretende estimular o resgate e o mapeamento da trilha. “Temos uma riqueza nunca antes utilizada de forma sistemática e organizada. Como um baú de moedas de ouro na mesa de centro da sala de estar, nunca percebemos que poderíamos abri-lo, e valer-se de suas riquezas. Como um fio condutor que une cidades outrora separadas por intraculturais diversificadas”.

Por fim, o programa busca fomentar a geração de riquezas, atraindo turistas e estudiosos. Além de incrementar a economia criativa das redes de serviços na hotelaria e gastronomia. A partir da inovação, sustentabilidade e o pertencimento.

ROTA OFICIAL

Os Caminhos do Peabiru são antigas trilhas com cerca de três mil quilômetros de extensão e oito palmas de largura, utilizados pelos povos nativos e indígenas americanos, que passa por quatro países da América Latina. Sendo eles, Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru. Três estados brasileiros são cortados pela rota, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo