* Por Rogério Thomas, com assessoria
Neste ano, a Caminhos do Paraná está construindo 12,6 Km de faixas adicionais, dos quais 11,2 serão implantados somente na BR-277 entre Irati e o entroncamento com a BR-376, em São Luis do Purunã. Também será construído 1,5 km de faixa adicional na BR-373, na saída do trevo de Imbituva. “Com esses 12 km, chegaremos a 64 km implantados pela concessionária, o que significa dizer que, com os 45 km pré-existentes, alcançaremos uma proporção de 28% do trecho de rodovias principais com terceira faixa”, afirma Fernanda Costa da Silva, subgerente de engenharia da Caminhos do Paraná.
O engenheiro civil Sebastião Antonio Teixeira, que há mais de 40 anos atua como projetista de obras rodoviárias, explica que, onde não há terceira faixa e sem pontos de ultrapassagem, a velocidade da frota fica restrita à velocidade do caminhão que vai à frente. “Por isso, a faixa adicional é considerada uma obra de ampliação de capacidade, pois permite que mais veículos passem pela rodovia ao mesmo tempo”, afirma Teixeira.
Para o caminhoneiro José Francisco Nunes, que passa duas vezes por semana pela BR-277, entre Campo Mourão e o Porto de Paranaguá, as melhorias são perceptíveis. “Faz toda a diferença pegar uma estrada que a gente sabe que vai ter uma terceira faixa ali na frente, evita que os carros pequenos forcem a ultrapassagem”, explica. A afirmação faz todo o sentido. Quando percorremos longos trechos sem terceiras faixas, tem-se a sensação de que não se pode “perder uma oportunidade” de ultrapassar, ainda que essa oportunidade não seja assim tão clara. Isso faz o condutor se expor a mais riscos, o que não ocorre no exemplo citado por Nunes. “Para nós, a direção também fica mais segura”, complementa o caminhoneiro.
TERCEIRA FAIXA
A capacidade de uma rodovia é um termo técnico utilizado para descrever a condição de um determinado segmento de oferecer fluidez ao tráfego. Há diversas formas de aumentar a capacidade da via, e uma das mais conhecidas e eficientes é a implantação de terceiras faixas. Quem nunca ficou algum tempo esperando a oportunidade de ultrapassar em segurança um caminhão lento? Aí entram as terceiras faixas, construídas quase sempre em subidas prolongadas.