Com a chegada das Festas de Fim de Ano, a Caminhos do Paraná preparou uma operação especial para atender os usuários que viajarem no período. A expectativa é de que, entre os dias 19 de dezembro e 04 de janeiro, o aumento geral seja de 35% no movimento nos trechos das rodovias administradas pela concessionária – BR-277, 373 e 476.
De acordo com o coordenador de Operações, João David Baissi, os maiores picos de tráfego devem se concentrar, na ida, neste sábado, dia 20, com até o dobro do normal para um sábado, e no dia 23, com fluxo até 50% a mais do que o normal. “Esperamos aumento também no dia 26. Mas o maior movimento de todo o período, provavelmente será no dia 04 de janeiro, pois haverá uma soma de fluxo de retorno de Natal e Ano Novo, podendo alcançar até três vezes o movimento padrão de um domingo”, esclarece Baissi.
E, para manter a qualidade no atendimento, a concessionária vai ampliar seus serviços com escalas extras de arrecadadores, inspetores de tráfego, operadores de guincho e veículos adicionais para manter o suporte aos usuários.
FOLHETOS
A concessionária também inicia, nesta sexta feira (19), a distribuição de um folheto, elaborado em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, que trata das alterações da legislação de trânsito em relação às ultrapassagens proibidas. O material explica, de forma clara, o que mudou e quanto passaram a custar, desde 1º de novembro, as multas por este tipo de infração. Para o inspetor-chefe da delegacia da PRF em Ponta Grossa, Haroldo Luis Rauch Junior, as mudanças são bem-vindas. “O acidente tipo colisão frontal é um acidente de grande letalidade e gravidade, pois neste tipo de acidente há a soma de velocidade dos dois veículos quando do impacto”, explica Haroldo. Ele entende que a legislação vem para ajudar a mudar esse panorama.
INFORMAÇÕES
Informações sobre interdições de tráfego, sobretudo devido a acidentes, serão divulgadas diretamente pelo centro de controle operacional da Caminhos do Paraná, por meio do twitter @caminhospr. Para solicitar serviços de guincho, atendimento ou informar acidentes na estrada, o usuário pode ligar gratuitamente para 0800 42 1010, 24h por dia.
Dias com provável aumento de tráfego:
Dia 19, entre 16h e 22h – 50% a mais – picos de 1.000 veículos/hora
Dia 20, entre 08h e 12h – 50% a mais – picos de 1.000 veículos/hora
Dia 26, entre 16h e 22h – 60% maior do que o normal – até 1.000 veículos/hora
Dia 04, entre 15h e 22h – Incremento de até 200% (o triplo) do normal – 1.800 veículos/hora