*Reportagem com vídeo
A campanha ‘Julho Verde’ lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), chega a Guarapuava. Conforme o médico David Livingstone A. Figueiredo, presidente do Instituto de Pesquisa para o Câncer (IPEC), esse tipo de câncer tem uma alta incidência em países em desenvolvimento, como o Brasil.
De acordo com o médico, que também coordena o curso de medicina da Unicentro, o câncer de cavidade oral, por exemplo, representa 5% de todos os casos novos de câncer em homens no Brasil. Totalizando mais de 11 mil casos novos por ano.
Ainda hoje, apesar de todo avanço da medicina, cerca de 75% dos pacientes com diagnóstico de câncer de cavidade oral no Brasil são diagnosticados em estádios avançados, o que impacta em uma alta mortalidade, além de sequelas significativas.
E é para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção que surge a campanha. Lançada na noite dessa quinta (1º), em Guarapuava, várias ações estarão em evidência durante este mês. A campanha conta com a Liga Acadêmica de Oncologia, curso de Medicina e o Instituto de Pesquisa do Câncer (IPEC).
Todavia, o dia mundial de combate à doença é 27 de julho, escolhido em conferência em Nova Iorque. Desde então, a campanha se espalha por vários diversos países para chamar a atenção para o diagnóstico precoce. Assim, a divulgação prevê esclarecimentos sobre os sinais e sintomas. Mas, principalmente, para orientar sobre hábitos de vida que podem evitar mais de 70% dos casos de câncer de cabeça e pescoço.
INCIDÊNCIA
De acordo com o Instituto Nacional de Oncologia (Inca), o câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil tanto em homens quanto em mulheres. Conforme a previsão, 685 mil novos casos de câncer no Brasil surgirão no triênio 2020-2022, incluindo todas as áreas da doença.
Entretanto, conforme dados da Sociedade Brasileira, os cânceres de cabeça e pescoço representam 8% e 10% do total. E abrangem a cavidade oral: língua e boca, laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal, glândulas salivares, ossos da face, tireoide e pele.
O principal tipo de câncer nos homens é o de boca e, nas mulheres, o de tireoide. Para o câncer de boca, o principal é evitar tabagismo e etilismo. Somados, os fatores aumentam em mais de 30 vezes a chance de ter câncer na cavidade oral. Outra recomendação é evitar o uso de próteses dentárias mal adaptadas, que causam trauma crônico na boca e podem ter uma cicatrização viciosa. “Também podem ser fator de risco”.
Como cabeça e pescoço são áreas muito sujeitas à exposição solar, o médico recomenda que se evite, ao máximo, a exposição ao sol nos períodos de maior intensidade da radiação. Principalmente às pessoas com peles mais claras, que acabam tendo peles mais sensíveis para esse tipo de tumor. Assim, o uso do protetor solar e a redução da exposição ao sol são medidas muito eficazes, segundo ele.
ADESÃO
Prédios públicos e privados aderem à campanha em Guarapuava. Quem passa à noite em frente à Prefeitura vê a iluminação com luzes verdes. De acordo com o IPEC, também estarão iluminados com a cor da campanha, a sede da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) e a Unimed.
Entretanto, a partir deste fim de semana quem visitar a ‘Cidade dos Lagos’ poderá ver a adesão à campanha. Para isso, o lago principal do bairro planejado e o Shopping ‘Cidade dos Lagos’ também se ‘vestem’ de verde.
Confira um dos vídeos da campanha.
Leia outras notícias no Portal RSN.