O agravamento da pandemia da covid-19 em Guarapuava e Região faz com que aumente a demanda por cilindros de oxigênio. Entretanto, além de ter subido o valor numa média de 35%, o produto encontra-se em falta no mercado nacional.
Entretanto, estão ocorrendo prescrições médicas a pacientes para o uso do oxigênio em casa. Nesses casos, a prefeitura fornece o oxigênio, mas falta cilindro. De acordo com a TecGás, empresa especializada no comércio de equipamentos hospitalares, nesta semana houve a compra a de 200 cilindros. Todavia, a entrega ocorrerá somente daqui a 180 dias. “De setembro para cá a procura aumentou em150%”.
Assim, para minimizar essa falta o Sindicato Rural de Guarapuava lidera uma campanha de arrecadação de cilindros.
Se você tem um cilindro de oxigênio industrial, usado em oficinas, para solda, por exemplo, poderá ajudar a salvar vidas. Basta levá-lo até uma empresa especializada para adaptação para uso medicinal. Depois pode haver a reversão.
De acordo com o SRG, desta forma, poderá ajudar a salvar vidas, emprestando o cilindro para quem está precisando. É importante, no entanto, verificar a validade do cilindro, que é de 10 anos, e também levá-lo até a loja para verificar se ele é compatível”.
Conforme o Sindicato, o cilindro deve ter alta pressão, nacional, em bom estado e dentro das normas da ABNT. Entretanto, cilindro de CO2, utilizado em chopeira e extintores, não são compatíveis.
Outras informações pelo telefone: (42) 3624-3313
Leia outras notícias no Portal RSN.