Da Redação, com Odair José
Reserva do Iguaçu – A Campanha “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” foi realizada na última semana em Reserva do Iguaçu. Através de uma programação diversificada, as ações da campanha tiveram o objetivo de conscientizar a população reservense contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes.
A ação foi alusiva ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A programação foi desenvolvida pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), juntamente do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCARI).
As atividades começaram oficialmente no último dia 16 com a realização de um pedágio informativo e panfletagem em pontos estratégicos e no comércio local. No dia 17, foram realizadas minipalestras e repassadas orientações aos profissionais do CREAS, conselheiros tutelares, educadores, funcionários e usuários do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CFV).
No dia 18, foram realizadas atividades educativas e recreativas nas escolas municipais Pedro Siqueira e Santa Luzia. Na mesma data, os profissionais envolvidos na campanha fizeram um pedágio informativo em frente ao CRAS, com a distribuição de adesivos e folders.
O encerramento da campanha foi no dia 19 com a exposição de material e pedágio informativo. Na ocasião, foi montada uma barraca em frente ao CRAS, para a distribuição de adesivos e folders. Também foi realizada uma carreata nas ruas principais da sede do município com o objetivo de alertar a população sobre a temática da campanha.
“É de extrema importância trabalhar e divulgar a campanha para a população. Nosso objetivo foi de sensibilizar a sociedade em prol das nossas crianças e adolescentes, pois esquecer este assunto é permitir os abusos, e, lembrar é combater”, frisou a assistente social Soeli Caldas Ribeiro.
A psicóloga Thabatta Malaggi, explica que o abuso sexual é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Segundo ela, o tema merece ser discutido e trabalhado justamente por sua importância. “Atualmente em Reserva do Iguaçu são acompanhados 15 casos de abuso, violência e exploração sexual. São casos que nos chegaram através de denúncias, mas sabe-se que esse número é ainda maior. Portanto, é fundamental a participação da sociedade, que pode nos ajudar a combater os abusos contra nossas crianças e adolescentes denunciando”, disse.
DENUNCIE
A denúncia é a principal forma de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Para denunciar, basta ligar em qualquer um dos órgãos da rede de proteção, sem a necessidade de se identificar:
CREAS (42) 3651-8041
Conselho Tutelar (42) 8431-4324
Delegacia de Polícia (42) 3651-1402
Ministério Público (42) 3677-1464
Delegacia Nacional Disque 100