22/08/2023



Comunidade Cotidiano

Campanha da Fraternidade 2024 terá como tema a Amizade Social

O tema teve inspiração na Encíclica Fratelli Tutti, onde o Papa Francisco “anunciou ao mundo uma proposta firme de responsabilidade coletiva”

Campanha da Fraternidade 2024 terá como tema a Amizade Social (Imagem: Divulgação)

A Campanha da Fraternidade de 2024 terá como tema a Amizade Social. O tema escolhido teve inspiração na Encíclica Fratelli Tutti. Nela, o Papa Francisco “anunciou ao mundo uma proposta firme de responsabilidade coletiva que pudesse levar a fraternidade e amizade social, perante os males que ameaçam a paz no mundo”.

No dia 14 de fevereiro de 2024, Quarta-feira de Cinzas, terá início o tempo da Quaresma. Na tradição cristã, é uma época propícia para a conversão. Há mais de 60 anos, a CNBB promove a Campanha com ações concretas em torno de um tema específico. Dessa forma, busca ajudar a conversão não apenas no âmbito pessoal, mas também comunitário e eclesial.

Conforme a Campanha, a proposta é fazer o caminho quaresmal em comunidade, observando três perspectivas:

  • “VER as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos e filhas de Deus;
  • Se deixar ILUMINAR pelo Evangelho que nos une como família e resgata o sentido das relações humanas baseados no respeito e na reciprocidade do bem comum;
  • AGIR conforme a proposta quaresmal, em que nos esforçamos para uma mudança, não só pessoal, mas “alargando tenda” (Cf. Is 54,2) para transformações comunitárias e sociais, em busca de uma sociedade amiga, justa, fraterna e solidária”.

Na diocese de Guarapuava as ações ocorrem em nível paroquial. “Todos são convidados a participar das palestras, reuniões e demais eventos da Campanha da Fraternidade”. Por fim, para saber quando, basta ficar atento aos avisos durante as Missas e acompanhar as redes sociais das paróquias.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo