22/08/2023
Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada

imagem-38517

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A vacinação iniciou no último, dia 5, e estava prevista para terminar na sexta-feira, dia 25. Em Guarapuava,  já foram vacinadas 15.359 pessoas dos grupos-alvo, alcançando 73% da meta.

 

A meta é vacinar cerca de 24 mil pessoas, entre elas, idosos com mais de 65 anos, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, gestantes e trabalhadores da área de saúde. Até o momento, 2.561crianças, que correspondem a 61,37% da meta receberam a dose. Foram 1.615 trabalhadores de saúde, o equivalente a 71,94%; o grupo das gestantes é o que está com o percentual mais baixo, com 53,19%, ou seja 1.615 vacinadas. E 10.099 idosos foram imunizados, o correspondente a 63,48%.

“Ao vacinar os grupos prioritários, a cadeia de transmissão do vírus para a população em geral é quebrada. A prevenção sempre é a melhor opção”, destacou o Dr. Fernando Pedrotti, chefe da Vigilância em Saúde. A dose do medicamento protege contra três vírus da gripe, incluindo o Influenza H1N1.

 

De acordo com o médico, não é preciso ter receio com a vacina, pois os vírus utilizados nela são mortos. “São poucos efeitos colaterais e contra indicações, então basta ir até a unidade mais próxima, com um documento oficial de identidade em mãos, e se possível, a carteirinha de vacinação”, finalizou Pedrotti.

 

Com ACS/Prefeitura

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.