Guarapuava continua atuando na prevenção contra o sarampo, seguindo a campanha nacional até 31 de agosto. Até o momento, os números locais apontam uma cobertura de 50%. As doses da vacina contra a gripe também seguem disponíveis para a população em geral.
Contra o sarampo, a oferta é para o público de 20 a 49 anos. Para se vacinar, basta procurar uma UBS de segunda à sexta. No Cisgap também há oferta, com exceção nas quintas, quando são aplicadas somente doses de BCG. Quando for se imunizar, tenha em mãos a carteirinha de vacinação, um documento com foto e cartão SUS.
DADOS DE VACINAÇÃO
Na prevenção contra a gripe, mesmo após o término da campanha, em junho, quando Guarapuava já havia ultrapassado a meta de 90% de cobertura, a continuidade de oferta das doses remanescentes abertas à população em geral fez os números de Guarapuava ultrapassarem a cobertura de 100% em diversos grupos prioritários. É o caso das crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores da saúde, puérperas e idosos.
De acordo com o secretário de Saúde, Jonilson Pires, as ações de intensificação foram fundamentais para atingir esses índices. “Com apoio das instituições de ensino superior como a Unicentro, Guairacá e Campo Real, fizemos muitas campanhas com o sistema volante ou sistema de plantão aos sábados. E isso contribuiu também com o enfrentamento à covid-19, já que nos casos em que a pessoa está vacinada contra a gripe, conseguimos identificar mais rápido o novo coronavírus, e assim, dar o encaminhamento correto ao paciente”.
Conforme a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, o sarampo é uma doença altamente contagiosa, mas que é imunoprevenível, ou seja, que pode ser evitada através da vacina. “Enfatizamos à população que se protejam, que procurem nossos pontos de vacinação para que consigamos evitar novos casos da doença na cidade”.
Leia outras notícias no Portal RSN.