22/08/2023
Saúde

Campanha de vacinação infantil começa neste sábado em Guarapuava

imagem-81450

Da Redação, com assessoria – Edição Bárbara Franco 

A Secretaria de Saúde de Guarapuava promove a campanha nacional de vacinação contra paralisia infantil e sarampo. Os pais devem levar as crianças em qualquer  Unidade Básicas de Saúde (UBS) ou Cisgap entre os dias 08 e 28 deste mês, lembrando sempre de apresentar o cartão vacinal. O horário será das 8h às 17h. A vacina não tem contraindicação. Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Chayane Andrade Ternopolski a meta do Ministério da Saúde é atingir no município a cobertura de 95% do público-alvo, chegando a mais de 14 mil crianças.

De acordo com Chayane, a vacina contra poliomielite (paralisia infantil) estará disponível para crianças a partir de 6 meses até menores de cinco anos. Já as doses contra sarampo são para a faixa etária de 1 ano até menores de cinco anos.  Para crianças com mais de 6 meses que estejam com esquema vacinal atrasado, é recomendada a vacina inativada da poliomielite (injetável).

 Dia D

O Dia D de mobilização será realizado em dois momentos: neste sábado (08) e no próximo dia 22. As UBS e o Cisgap vão permanecer abertos entre 8h e 17h.

Unidades em Reforma

A Secretaria de Saúde está ampliando e reformando 12 unidades de saúde, entretanto a campanha acontecerá normalmente nos bairros. "Onde as unidades precisaram ser fechadas por causa das obras, os pais estão sendo informados dos locais de vacinação", garante Chayane. "Quem mora no Campo Velho será atendido na igreja católica do bairro; do Jordão podem ser atendidos na unidade Santa Cruz; do Morro Alto e Adão Kaminski, seguem para o Jardim Araucária ou Residencial 2000; e do Recanto Feliz, para o Parque das Árvores", orienta.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.