22/08/2023
Política

Campanha do PPS estimula jovens ao “voto consciente”

imagem-15095

Da redação – “Eu posso, Eu voto, Eu decido”. Esse foi slogan escolhido pela Juventude do PPS (a JPS)e pelo diretório municipal do partido em Guarapuava para uma campanha iniciada na semana passada, em escolas e locais freqüentados por jovens, de incentivo ao voto entre os 16 e 18 anos, através da confecção do Título de Eleitor.
A campanha foi idealizada pelo presidente do PPS de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho,(foto) e pelo coordenador da JPS de Guarapuava, Samuel da Silva, o Samuca. O prazo final nos Cartórios Eleitorais é 5 de maio. O interesse deve levar documento de identidade e comprovante de residência.
Além da movimentação nos estabelecimentos de ensino estão programadas diversas outras atividades de conscientização em locais públicos, reuniões e redes sociais na Internet.
“Nossa campanha tem uma linguagem jovem. Vamos utilizar ferramentas que são próprias do dia-dia dos adolescentes para atingir nosso público e conscientizá-los da importância de participar ativamente das decisões políticas do País, e a melhor forma de começar é fazendo o Título de Eleitor”, destacou Cesar Silvestri Filho.
"A gente percebe que quando os jovens são estimulados, eles gostam de participar. Conversamos um a um, entregamos material e mostramos a importância do Título de Eleitor, de ajudar a decidir os destinos do nosso País", relata Samuca.
De acordo com dados do IBGE, no ano de 2008 existiam 1.988 eleitores com idade entre 16 e 17 anos em Guarapuava. Em contrapartida, o número de jovens residentes no Município, com idade entre 15 a 19 anos, era de 15.460 pessoas, segundo a contagem populacional de 2007. “Mesmo sendo duas variáveis diferentes, é possível perceber uma diferença muito grande entre o número de eleitores e o número de adolescentes e jovens que residem em Guarapuava. Devido a isso, a importância dessa campanha que busca incentivar os jovens a participar das decisões políticas do seu município, estado e do Brasil como um todo”, assinalou Cesar Filho.

CONSCIÊNCIA

O dirigente lembrou que é cada vez maior a participação da juventude no mercado de trabalho e também a busca por cursos universitários. Em Guarapuava, segundo ele, há uma grande carência de programas voltados para os jovens, o que poderia ser provido com mais áreas para lazer, cultura, esportes, e também a qualificação de mão de obra e ocupação dos profissionais que saem dos bancos universitários, que, a seu ver, deveriam estar sendo estimulados a abrir seus próprios negócios ou a espaços mais qualificados dentro das empresas.
“Os empresários necessitam de mão de obra com qualidade, e os jovens e adultos carecem de empregos com melhor remuneração”, afirma Cesar Filho, lembrando que a implantação da Universidade Tecnológica, que começou a ser discutida na última sexta-feira, por iniciativa do deputado federal Cezar Silvestri (PPS), é um dos projetos destinados à formação e qualificação profissional em Guarapuava, somando-se às universidades e faculdades já em funcionamento.
A campanha do voto aos 16 anos, segundo Cesar Filho, procura demonstrar a importância de a juventude ocupar seu espaço dentro das discussões e da vida política do País. “À medida que a juventude ingressa na política, aumente sua participação e seu interesse, é natural que o estilo das campanhas e dos governos mude, porque o jovem hoje é exigente e influencia o perfil dos nossos governantes e legisladores”, observou Cesar Filho. “Por isso mesmo os jovens precisam saber não só do poder que têm, mas, principalmente, de votar com consciência e responsabilidade”, completou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo