Da Redação, com Assessoria
Pitanga – A campanha para novos cadastros de doadores de medula óssea movimenta a cidade natal do Davi, outras cidades do Paraná, do Brasil e também tomou dimensões internacionais através da internet, com colaboradores no Japão, Canadá, Panamá e Estados Unidos, por exemplo. A página criada no Facebook, Todos pelo Davi, já conta com quase 11 mil curtidas e divulga informações sobre o cadastro de doadores de medula óssea, sobre o estado de saúde do Davi e capta apoiadores na campanha de novos cadastros de doadores. Carinhosamente, a campanha chama as pessoas a fazerem parte de uma “Rede de Esperança” com a #todospeloDavi.
Outro objetivo é com a história do Davi sensibilizar as pessoas ampliando o número de doadores de medula óssea e, com isso, as chances de outros pacientes que precisam de um transplante. O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias.
JANTAR
Cerca de 800 pessoas estiveram no sábado (03), no jantar beneficente “Todos pelo Davi” em Pitanga-PR. O Davi tem leucemia, descoberta quando ele tinha apenas 3 meses de idade e vai precisar fazer o transplante de medula óssea. Davi e seus pais, Jociele Sandra Braz Eurich e Renilson Eurich, são da cidade de Pitanga-PR. O tratamento no Hospital Nossa Senhora das Graças foi iniciado logo após a descoberta da doença e fez com que a família mudasse para a cidade de Curitiba-PR. Hoje, o Davi já completou 5 meses, desses, 2 meses internado para o tratamento que pode durar, segundo os médicos, no mínimo dois anos se for encontrado logo um doador de medula óssea compatível.
O jantar beneficente que aconteceu no último sábado foi pensado para ajudar com os custos da permanência da família na cidade de Curitiba e os gastos atuais e futuros com o tratamento. Renilson Eurich, pai do Davi, que acompanhou juntamente com a esposa a organização e execução do evento à distância, afirma que o jantar foi um sucesso e agradece: “Quero expressar meus sinceros agradecimentos a todos, gostaria de nominar um por um, mas fica impossível. Deus conhece o coração de cada um e sabe o quanto de amor cada um aplicou neste evento. Todos os trabalhos realizados foram importantes, nenhum é menor que o outro. Este trabalho solidário foi espetacular. Se Deus quiser em breve o próprio Davi estará agradecendo pessoalmente”.
Familiares e amigos colaboraram com a organização, doações, venda de convites e execução do jantar. Sidineia Aparecida Braz da Costa, tia do Davi e uma das organizadoras ressalta o comprometimento de todos da equipe, "é inexplicável dizer o que senti, vendo todos aqueles amigos, se esforçando, se empenhando, deixando seus afazeres, sua família para estarem ali, ajudando como podiam. Todos preciosos para nós. A alegria de quem estava trabalhando, foi o reflexo do sucesso que foi o jantar".
Em nome de toda família, a tia do pequeno Davi, Sidineia agradece a quem trabalhou e a quem colaborou para que o evento acontecesse e já pensa na comemoração quando da cura do sobrinho. “Obrigado a todos do fundo da nossa medula, porque o Davi nos ensinou que ela é tão preciosa quanto o nosso coração. É incrível como temos tantas pessoas de braços estendidos, oferecendo apoio e, se Deus quiser, esses braços todos estarão erguidos em comemoração numa festa maior ainda quando soubermos da cura do Davi”.
Após o jantar ocorreu o bingo de 2 mil reais. Primeiro, sorteado na cinquina, a vencedora foi Lucélia Terezinha Dziubate Ferreira. Posteriormente, sorteado na cartela cheia, os vencedores foram Elizandra Silvestrin e José Adilson. Ambos doaram parte do prêmio para o tratamento do Davi.
O jantar faz parte de ações financeiras que ajudarão no tratamento do Davi, contudo, o foco principal da família é o cadastro de novos doadores de medula óssea e, unidos numa rede de esperança, encontrar um doador compatível com o Davi.
OBSTÁCULOS PARA ENCONTRAR UM DOADOR COMPATÍVEL
No mês de agosto, o Hemocentro da cidade de Guarapuava ampliou a cota de cadastros de doadores de medula, que a princípio seria 50 mensais, e mesmo assim, a esgotou. O limite de cotas mensais foi no mês de agosto e poderá nos próximos meses ser um obstáculo para a campanha na busca de um doador compatível com o Davi. Muitas pessoas da região quiseram fazer o cadastro no Hemocentro central da campanha na cidade de Guarapuava em agosto, mas ficaram limitadas com a cota e isso pode continuar a ocorrer nos próximos meses.
Essa situação não complica apenas o caso do Davi, mas também de muitos pacientes que procuram o seu doador compatível. A chance de encontrar um doador compatível é, em média, de 1 em cada 100 mil pessoas, por isso, é tão importante ter o maior número de inscritos possíveis no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
Outro obstáculo para pacientes que precisam de transplante de medula óssea é que muitos dos doadores não mantem atualizados seus dados no registro nacional. Isso pode ser resolvido de maneira muito simples pelo site do REDOME.
Para fazer parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) é muito fácil e rápido basta seguir algumas instruções (clique aqui). Preenche-se o cadastro no Hemocentro da cidade e coleta-se uma pequena quantidade de sangue, cerca de 5 ml. Somente se houver um paciente com possível compatibilidade, a pessoa será consultado para decidir quanto à doação.
PARA DOAÇÕES:
BANCO DO BRASIL
AG.: 0866-4 CC:337862
Jociele Sandra Braz Eurich
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AG.: 1946 OP: 001 CC: 20909-5
Renilson Eurich
"Vaquinha" virtual: vakinha.com.br/vaquinha/todos-pelo-davi