Guarapuava – A campanha “Se Liga 16!” começou durante a semana em Guarapuava. O lançamento foi feito no Colégio Manoel Ribas e contou com a presença de diretores de escolas, líderes estudantis, políticos locais e do juiz eleitoral Willian da Costa, representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Guarapuava.
A campanha acontece a nível nacional e começa a partir de agora no Paraná. O “Se Liga 16!” ocorre desde 1988, ano em que o voto facultativo a pessoas de 16 e 17 anos foi instituído através da Constituição Brasileira, graças, principalmente, a luta da União da Juventude Socialista (UJS).
“Queremos chamar a atenção dos jovens para a importância de se tirar o título. Só pode exigir algo dos governantes, aquele que vota. Assim, nosso objetivo é despertar a consciência crítica e social dos adolescentes, principalmente no que diz respeito a políticas públicas sociais e culturais”, comenta o vice-presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), Felipe Barreto.
Ele informa como será o procedimento em Guarapuava de agora em diante. “Estamos visitando as cidades para realizar o lançamento oficial da campanha. Depois cabe aos líderes estudantis locais divulgarem as idéias junto às escolas”, comenta Barreto.
O vice-presidente da Upes também destaca que é normal políticos participarem do lançamento do “Se Liga 16!” – em Guarapuava os vereadores Gilson Amaral (DEM) e Thiago Córdova (PPS) estiveram presentes. “Chamamos todos os políticos locais”, diz, ressaltando que a campanha não possui caráter eleitoreiro.
Título de eleitor
Segundo o escrivão do Fórum Eleitoral de Guarapuava, João Americano, não existem estatísticas no sistema do TRE sobre o índice de votantes em idade facultativa. “Há algum tempo atrás contatei o Tribunal em Curitiba para obter esses dados, mas não foi possível”, comenta. No entanto, ele destaca que a procura dos jovens por títulos foi grande na última eleição.
“Em 2008, atendemos 600 pessoas no último dia para a regularização o título. A grande maioria delas estava se alistando”, informa. Americano diz ainda o movimento no Fórum aumenta gradativamente com o passar do tempo, se intensificando no mês de abril e no começo de maio, com muitos jovens procurando o serviço para fazerem o título de eleitor.
As pessoas que completarem 16 anos até o dia 3 de outubro podem procurar o Fórum/Cartório eleitoral de suas respectivas cidades. Em Guarapuava, o serviço funciona na Rua Brigadeiro Rocha, 1046, bairro Trianon, das 12 às 18 horas. Os telefones são (42) 3623-7574/3623-8781. Outras dúvidas podem ser tiradas através do sítio do TRE: www.tre-pr.jus.br.
Uges busca reorganização
Em Guarapuava, o movimento Pró-Uges busca colocar um funcionamento novamente a União Guarapuavana dos Estudantes Secundaristas (Uges), desativada desde a Ditadura Militar. “Estamos trabalhando com sete pessoas atualmente. Nossa expectativa é que em breve o estatuto da entidade esteja pronto, para podermos realizar eleições visando à composição da diretoria”, explica o estudante Dionatan Ianuch, coordenador do movimento. Ele informa também que o pró-Uges está mantendo contato permanentemente com os grêmios estudantis das escolas guarapuavanas.
Ianuch destaca que entre a prioridade da Uges será a luta pelo passe livre aos estudantes. “Os alunos gastam em média R$ 60 por mês com transportem, pagando metade do passe. Isso é uma quantia bastante significativa para pessoas que sobrevivem com salário mínimo”, comenta.