22/08/2023


Esportes Guarapuava

Campeonato Inter-Favelas reúne 12 equipes em Guarapuava

O campeonato ocorre nos campos de várzea no Jardim Colibri de Cima, Colibri de Baixo e Paz e Bem e 10 bairros da cidade estão na disputa

futebol terrão

Campeonato na terra (Foto: Josiel Araújo/RSN)

A bola está rolando em três campos ‘terrões’ na periferia de Guarapuava. Trata-se do ‘I Campeonato Inter-Favelas’ que reúne 10 bairros e vilas da cidade. De acordo com o ex-vereador Samuel da Silva, o Samuca, os jogos começaram em junho e seguem até setembro. “As disputas são aos fins de semana em três locais”, a partir das 14h. Neste domingo (10) os jogos serão no Colibri de Baixo.

De acordo com a organização, os jogos estão sendo sediados na Jardim Colibri de Cima, Colibri de Baixo e Paz e Bem. “São os únicos lugares que têm campos de terra”. Conhecidos como campos de várzea, esse modelo, no entanto, está se perdendo com a chegada do gramado sintético.

Levantando poeira (Foto: Josiel Araújo/RSN)

Além dessa transformação, a velha chuteira com cravos altos no solado está sendo pendurada. Em Guarapuava, por exemplo, os quadras de gramado sintético estão presentes por vários bairros e Centro da cidade. Entretanto, há ainda os jogadores que preferem o ‘terrão’. Conforme Samuca, os atletas que participam do Campeonato Inter-Favelas são alguns deles.

Queremos manter essa tradição. A gente cresceu jogando ‘pelada’ no ‘terrão’. Qualquer campinho era motivo para o bom jogo de bola e descalço mesmo.

De acordo com ele, trata-se também de um campeonato que promove o saudosismo. “As famílias vão lá para torcer para o pai ou irmão. Surgem muitos causos do passado, muitas lembranças. Além disso, é um passatempo, uma disputa saudável. Portanto, não podemos deixar essa tradição acabar”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo