22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Campina do Simão confirma dois casos autóctones de dengue

A contaminação ocorreu dentro do próprio município em setembro. Campina do Simão não havia confirmado dengue nos últimos três anos

Campina do Simão

Campina do Simão (Foto: Josiel Araújo/Portal RSN)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou dois casos de dengue em Campina do Simão em setembro. Os casos ocorreram no novo Período Epidemiológico, que iniciou em agosto de 2023 e segue até julho de 2024. Conforme o boletim da Sesa, as contaminações são autóctones. Ou seja, a contaminação ocorreu dentro do próprio município.Campina do Simão não havia confirmado ou notificando casos de dengue nos últimos três anos, quando a Secretaria passou a divulgar um novo formato de boletim. Nesse formato, aparece o número de casos por semana em cada município do Paraná. Na 5ª Regional de Saúde, da qual Campina do Simão faz parte, não houve outras confirmações nesse período.

Entretanto, outras cidades notificaram casos suspeitos. É o caso de Guarapuava (6), Nova Laranjeiras (5), Laranjeiras do Sul (4), Pinhão (2), Pitanga (2) e Rio Bonito do Iguaçu (2). Além de Candói (1), Marquinho (1) e Prudentópolis (1).

Apesar de ter apenas uma notificação, já descartada, Prudentópolis vai fazer um mutirão de combate ao mosquito da dengue. A ação ocorre nesta sexta (29), iniciando no Posto Dr. Geraldo, buscando acabar com todos os possíveis criadouros do Aedes aegypti, vetor da doença. O inseto se prolifera por meio de recipientes com água parada. Por isso, é essencial a eliminação de garrafas, sacos plásticos, pneus velhos e tudo que fica exposto à chuva e possa acumular água.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.