22/08/2023
Esportes

Campo do Pavão dará espaço para Centro de Integração do Esporte

imagem-72186

Foto: Ricardo Gomyde, comunidade escolar e comitiva da Prefeitura posam com o projeto do CIE no Campo do Pavão

Luiz Carlos Knuppel Júnior

O Campo do Pavão, no bairro Morro Alto, tradicional local de jogos de equipes amadoras de Guarapuava, sofrerá uma intensa transformação. O terreno irregular, coberto por mato e lamaçais dará lugar a um CIE (Centro de Integração do Esporte) do Governo Federal, que levará a comunidade um espaço voltado para a prática de esportes olímpicos e paralímpicos.

No local serão construídos um ginásio poliesportivo, uma pista de atletismo, espaço para arremesso de peso, além de área de apoio para administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitários públicos.  Ao todo, a estrutura terá sete mil metros quadrados e custará R$ 4,1 milhões de reais.

Durante a manhã de hoje, Ricardo Gomyde, assessor especial do Ministério do Esporte, e uma comitiva da Prefeitura Municipal estiveram no local para uma visita técnica ao terreno.  Para o prefeito Cesar Silvestri  Filho, o local era um espaço subutilizado em uma região populosa do município. A construção do CIE no local trará para a comunidade um ponto de encontro e lazer que faltava.

Segundo Ricardo Gomyde, as condições sociais da comunidade e o cumprimento dos cronogramas e requisitos técnicos por parte da Prefeitura Municipal, fizeram com que Guarapuava se sobressaísse sobre outros municípios e receba um CIE nível III, o maior e mais completo do programa que está incluído no PAC 2 e que ficará como legado das Olímpiadas de 2016.

A implantação do projeto no local agradou  Clarice Maria Alberti Schone, diretora do Colégio Mahatma Gandhi, que fica no bairro. “A escola tem um ginásio pouco estruturado e temos projetos esportivos bem legais como atletismo e arremesso de peso, mas não há espaço físico para que as crianças pratiquem dentro dos muros da escola” explicou a diretora.

Clarice  ainda tem mais motivos para comemorar, já que segundo a prefeitura as obras devem ser iniciadas ainda no segundo semestre. De acordo com Lisandro Vieira, diretor de planejamento da prefeitura, Guarapuava está em estado avançado no cronograma do projeto. “Estamos no sétimo de oito etapas do cronograma” explicou Lisandro.

Para a obra começar a ser construída basta apenas que a sondagem e os projetos de Fundação e Implantação sejam realizados e entregues a Caixa Econômica Federal para a liberação dos recursos. Ainda segundo Lisandro, outro ponto importante da obra é que ela ocorrerá pelo RDC (Regime Diferenciado de Contratação) o que permitirá que a licitação e as obras ocorram mesmo durante o período de eleição.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.