O aplicativo americano Agrolly acaba de ganhar um reforço de peso em Guarapuava. E será neste município que a Agrolly, vencedora de prêmio mundial da IBM, fará um projeto-piloto. De acordo com a CEO da Agrolly, Manoela Morais, a parceria trará a expertise acadêmica na formatação do ‘software’. Conforme a engenheira química, com especialização em Gestão de Risco, o app destina-se ao pequeno e médio produtor rural.
Conforme o Centro Universitário, nesta terça (10) está sendo aberto edital da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Iniciação à Pesquisa e Extensão. O edital prevê 200 vagas para acadêmicos interessados no projeto. Assim, os interessados devem acessar o site da Campo Real.
De acordo com a professora Eliza Gralak, coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, ela estará à frente na primeira etapa do projeto de extensão. “Estamos disponibilizando o edital para que os interessados possam contribuir avaliando. E sugerindo novas informações que eventualmente serão adicionadas”.
Conforme Carlos Bortolin, da Secretaria Municipal de Agricultura, a adesão da academia vem para beneficiar ainda mais o homem do campo. “Aumentaremos a testagem do aplicativo. Dessa forma vamos contribuir para que mais pessoas utilizem o app. E assim possam contribuir nessa fase de testes do aplicativo no país. Quanto mais a gente testar, mais aperfeiçoado ele ficará. Podendo assim, contribuir com a tomada de decisão dos pequenos e médios agricultores”.
O APLICATIVO
O aplicativo Agrolly é uma ferramenta que oferece a previsão do tempo. Desse modo, podendo ser consultada a previsão diária, semanal e até anual. Conforme Manoela Morais, o app também disponibiliza gratuitamente uma análise de risco da cultura plantada. “Há informações sobre peculiaridades que cada cultura exige durante a plantação”.
Para o reitor do Centro Universitário Campo Real, Edson Aires da Silva, a participação da instituição poderá auxiliar no aprimoramento do aplicativo. Além da comunicação entre a instituição e o produtor. “Dessa forma vamos atender uma demanda importante da comunidade. Além de promover o desenvolvimento regional”. Conforme a pró-reitora de Pós-Graduação, Iniciação à Pesquisa e Extensão, Moana Rodrigues França, a parceria é uma importante forma contribuir com a inovação no meio rural.
De acordo com a CEO Manoela Morais, juntos, Agrolly e Campo Real, promoverão uma parceria tecnológica estratégica para o futuro da tomada de decisão dos agricultores. “Isso vai otimizar assim os investimentos feitos na terra e principalmente, preparando o agricultor para possíveis intempéries que hoje acabam devastando toda a plantação, deixando o pequeno produtor à própria sorte”.
Entretanto, a CEO da Agrolly também conversa com a Cilla Tech Park. “Quantas mais parcerias conseguirmos, mais produtores conseguiremos atingir”.
SERVIÇO
O app Agrolly está disponível gratuitamente na loja Google Play.