22/08/2023
Educação

Campo Real investe mais de R$ 200 mil em novo laboratório

imagem-50384

O novo laboratório de Termodinâmica e Fenômenos de Transporte da Faculdade Campo Real, implantado em conjunto com o departamento de engenharia de produção, e que atenderá também o curso de biomedicina, foi oficialmente inaugurado. Ele é resultado de investimentos feitos com recursos financeiros provenientes da própria Instituição, que busca constantemente a melhoria dos cursos já ofertados, visando também à abertura de novos cursos na área de engenharia. O montante investido supera R$ 200 mil.  

De acordo com o professor/ms Claudinei Cerconi , o laboratório foi implantado com a finalidade de fornecer suporte prático às disciplinas de graduação, tais como: fenômenos de transporte, termodinâmica, ciência e tecnologia dos materiais, da engenharia de produção, bem como biofísica e físico-química da biomedicina. Essas disciplinas necessitam de apoio experimental para auxiliar na assimilação de conceitos básicos, visando o aprimoramento teórico/ prático das disciplinas destacadas.

Segundo Claudinei, as principais áreas de abrangência dos equipamentos do laboratório são transferência ou transporte de momento, energia (principalmente na forma de calor) e massa fluida (líquidos e gases). Essas áreas constituem formação profissional básica em qualquer energia e do mesmo modo, auxiliam o biomédico na interpretação de fenômenos que ocorrem dentro do corpo humano.
Serão desenvolvidas experimentações voltadas à análise do escoamento de fluidos, trocas de calor e respectivas aplicações. Esse laboratório está equipado para realizar as medidas mais importantes necessárias à obtenção de parâmetros, capazes de descrever os diferentes mecanismos termo-fluidodinâmicos ocorrentes na natureza.

Seguem alguns exemplos de práticas que serão realizadas no novo laboratório:
Análises do número de Reynolds para determinar o tipo de escoamento de fluido (turbulento ou laminar);  aplicações da equação de Bernoulli, analisando grandezas com velocidade de escoamento e pressão;estudo da perda de carga, seja ela distribuída ou localizada; trocas e transferências de calor; dilatômetria térmicas, do tipo linear, superficial ou localizada;
trocas e transferências de calor; grau de isolamento térmico; sistemas de aquecimento e refrigeração; entre outros.
Tais atividades visam à aplicação tecnologias que auxiliam o estudo do comportamento da atmosfera para previsões climáticas; a análise do fluxo de água ou outro fluido, através de um canal; o estudo das ondas de pressão produzidas numa explosão; a observação das características aerodinâmicas de um avião ou de um veículo de transporte terrestre; o desenvolvimento de sistemas de aquecimento e refrigeração para uso doméstico e industrial; o estudo da difusão de poluentes no ar, na água e no solo; a análise da transferência de calor e dissipação de potência nas fontes transformadoras de energia e as aplicações dos medidores de Venturi e Pitot na indústria e em mecanismos diversos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.