22/08/2023



Geral Guarapuava

Campo Real leva acadêmicos das engenharias à Usina de Itaipu

imagem-111519

Da Redação

Guarapuava – Acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, da Faculdade Campo Real, de Guarapuava, realizaram uma visita técnica à Usina Hidroelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Durante a visita nessa terça feira (10), os acadêmicos conheceram os sistemas de monitoramento da barragem principal, que são realizados para garantir a integridade física da barragem que conta com mais de 2.000 sensores. Também tiveram acesso à parte interna da usina, onde puderam ver o painel principal de controle da usina, a central de interação da geração como o sistema do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Nesse local os acadêmicos receberam informações sobre o sistema de transmissão da Usina sendo apresentado como ocorre o fornecimento da energia da usina para Furnas, que é responsável pela transmissão da energia de Itaipu para os grandes centros, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro. 

Atualmente a Usina de Itaipu é responsável por aproximadamente 15% do consumo de energia no Brasil e 85% da energia consumida no Paraguai. Os acadêmicos também tiveram acesso à unidade geradora número 14 (U14), uma das 20 unidades geradoras em operação em Itaipu no momento. Lá foi possível visualizar o eixo de ligação entre a turbina hidráulica e o gerador elétrico. O representante da usina mostrou como é feito o controle de rotação da turbina para garantir a geração nas frequências de 60 Hz (utilizada no Brasil) e 50 Hz (utilizada no Paraguai). Os acadêmicos também realizaram uma visita às Cataratas do Iguaçu, onde puderam contemplar as suas quedas e a biodiversidade presente no parque.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo