22/08/2023
Educação

Campo Real promove game para incentivar o empreendedorismo entre acadêmicos

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Com Assessoria (LD)

A sétima edição do Sáfari Business da Faculdade Campo Real contou com a participação dos acadêmicos do 3º período de administração que, divididos em 17 equipes de 5 alunos, demonstraram seu potencial empreendedor com a supervisão da professora Adriane Luci Ferreira Rovea, organizadora do game.

“Um passeio pela selva empresarial” foi o mote que motivou os acadêmicos a trabalharem em projetos visando a disputa de mercado. “Todos saem com o mesmo capital inicial, R$200, e precisam trabalhar até obterem a receita x custos positivos. As três empresas que chegam a maior lucratividade vencem o desafio”, destaca a professora Adriane.

Baseados no livro “Safári de Estratégia” dos autores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel, os acadêmicos montaram suas estratégias de negócio e contaram com um consultor do Sebrae para esclarecer dúvidas.

A iniciativa multidisciplinar envolveu as disciplinas de Empreendedorismo, Microeconomia, Estatística e Custos. “Eles tiveram todo o semestre para se prepararem e desenvolverem os produtos. Contaram com o apoio da equipe de Marketing da Campo Real, da BZZ e do Sebrae. Os resultados os surpreenderam e nos surpreenderam”, conta a professora.

Produtos como espetinhos, pastel, pizza, batata recheada, batata frita, cachorro quente, pirogue, pão com carne e hamburguer compuseram um verdadeiro Safári gastronômico na faculdade. “Optamos pela carne no disco servido com pão sírio e vendemos 100% da nossa produção. O mais difícil foi definir o produto e encontrar os fornecedores. Claro que chega um momento que o stress toma conta mas não podemos desistir no primeiro obstáculo. E é este conselho que deixo para os acadêmicos do 2º período que irão passar por este desafio o ano que vem. No final vão se orgulhar do resultado se persistirem, assim como nos orgulhamos hoje”, comemora Thiago Bernardim que com sua equipe criou o “Templo da Carne”.

O Spetto’s Grill da equipe do acadêmico sul matogrossense Eber Costa Oliveira vibrou com a aceitação do público pelo seu produto. “Vendemos 169 espetinhos. Tinhamos preparado 180 e claro que não repassamos aos nossos clientes os que passaram do ponto. O tempo para elaborarmos nosso plano de negócio foi o que mais nos preocupou mas ficamos felizes com o resultado. Chegaram a nos perguntar onde ficava o espetinho, acreditando que nossa empresa existisse de fato pela qualidade de nosso flyer, nossa logomarca. Ficamos contentes em alcançarmos os objetivos”.

O resultado das empresas premiadas será divulgado na próxima terça feira (1º).

 

Cristina Esteche

Jornalista

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