22/08/2023



Educação

Campo Real, Unicentro e 26o GAC avaliam participação no Projeto Rondon

imagem-3871

Guarapuava – Professores da Faculdade Campo Real e Unicentro se reuniram com o comandante do 26 GAC, coronel Cesar Augusto Rosa Araújo.
Na pauta, foram apresentados dados relacionados ao Projeto Rondon, com ênfase na Operação Centro Norte 2009, onde as duas instituições de ensino estiveram atuando no interior de Goiás em janeiro e fevereiro. Os professores também entregaram materiais informativos relacionadas ao projeto, mostrando a dimensão que o mesmo possui e sua importância na formação acadêmica dos envolvidos.
O coronel César Augusto mostrou-se bastante receptivo com as propostas recebidas, principalmente na possibilidade de realizar um termo de cooperação entre as instituições com objetivo de viabilizar diversos trabalhos e ações conjuntas.
Segundo Alexandre Fernando de Sousa (Campo Real), existem varias instituições de ensino no Brasil que unem esforços para viabilizar a realização do Rondon, com possibilidade inclusive de torná-lo um projeto de âmbito regional. As forças armadas são parceiros indispensáveis para que os trabalhos realizados saiam a contento, concluíram os professores.
Dentro de alguns meses, Curitiba sediará o I Encontro Sul Brasileiro de Rondonistas, um evento de nível nacional que está sendo promovido pela UTFPr , Unicentro e Campo Real com o aval do Ministério da Defesa. Neste encontro serão discutidos assuntos relevantes ao Rondon, além de exposições fotográficas, apresentação de trabalhos e relatos de participantes de operações anteriores.
Guarapuava foi a única cidade do Paraná a participar do Projeto Rondon com duas equipes, sendo uma de instituição pública (Unicentro) e outra de instituição privada (Campo Real). Ambas foram selecionadas entre 324 propostas enviadas de todo Brasil, concorrendo a 48 vagas disponíveis.
Em breve, o 26 GAC fará uma capacitação para os acadêmicos da Unicentro e Campo Real, simulando situações vividas em campo, onde a rusticidade e improviso são demonstradas na prática. Esta capacitação é uma espécie de pré-requisito para os alunos participarem das operações de janeiro em 2010 do Rondon.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo