22/08/2023



Região Turismo

Campos Gerais têm natureza, tropeirismo e cultura europeia

Campos Gerais reúne atrativos de 10 cidades num roteiro imperdível

vila velha 2

O Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, (Foto: Prefeitura Tibagi)

O Parque de Vila Velha, as Furnas e o Cânion do Guartelá estão no topo das atrações dos Campos Gerais e também entre as principais do Paraná. Assim, a região turística dos Campos Gerais envolve 10 municípios, Trata-se de uma mescla do  tropeirismo com costumes e cultura trazidas por imigrantes europeus.
De acordo com o diretor técnico da Paraná Turismo, Rafale Andreguetto, a cultura dos Campos Gerais é bastante diversificada.  “A tropeira é a mais forte, mas podemos encontrar também características caboclas, faxinalenses, eslavas e germânicas”.

De acordo com a Paraná Turismo, fazem parte da região turística os municípios de Telêmaco Borba, Ventania, Pirai do Sul, Jaguarialva, Sengés. Além, de Tibagi, Castro, Carambeí, Ponta Grossa e Palmeira.

Conforme informações, ao longo do tempo a região acolheu várias levas de europeus, com costumes e histórias que podem ser revividos no Roteiro dos Imigrantes. Há muitas construções históricas erguidas pelos primeiros que chegaram à região.

AVENTURA

Ponta Grossa – Buraco do Padre.( Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

Para quem gosta da prática do ecoturismo, as formações rochosas (espeleotemas) são uma boa opção. Está localizada em Ponta Grossa a caverna Olhos D’Água, uma aventura subterrânea. A aventura é descer os rios em botes infláveis, enfrentar corredeiras e descobrir um novo cenário natural a cada curva. Nos Campos Gerais, é possível fazer o rafting no Rio Iapó, tanto em Castro quanto em Tibagi.

HISTÓRIA E CULTURA

Passeio noturno no Parque Estadual da Vilha Velha. (Foto: Pedro Ribas/ANPr)

Em Ponta Grossa, além do tradicional passeio no Parque Estadual de Vila Velha, o visitante se encanta com os artesanatos locais. Em Castro, o turista é remetido ao passado, com os sítios e edificações históricos. Entre eles, a Casa da Cultura Emília Erichsen, a Casa da Praça, a Fazenda Capão Alto.

Porém, em Jaguariaíva, o visitante pode conhecer o Palacete Conde Francisco Matarazzo, construído em 1920. A cultura viva também pode ser vista na Casa da Cultura e na Estação Ferroviária de em Arapoti. Ou então na Casa da Memória em Carambeí. Já em Palmeira são atrações turísticas o Espaço Cultural Sítio Minguinho, o Museu Histórico de Witmarsum. Há ainda o Museu Histórico e Geográfico de Palmeira Dr. Astrogildo de Freitas.

RELIGIOSO 

O Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi tem o Canyon do Rio Iapó, o sexto maior em extensão do planeta. (Foto: Prefeitura de Tibagi)

Paz espiritual, harmonia, autoconhecimento, equilíbrio e purificação da mente são a busca daqueles que praticam o Turismo Religioso. Assim, na região dos Campos Gerais existe uma diversidade de santuários e igrejas. De acordo com o inventário da Paraná Turismo, Em Palmeira, encontra-se o Santuário do Senhor Bom Jesus do Monte. Além das práticas religiosas, são oferecidos espaços para lazer.

Conforme o roteiro, são destaques em Ponta Grossa a Capela Santa Bárbara e a Paróquia Sant’Ana Catedral. Porém, o Mosteiro dos Monges, também em Ponta Grossa, oferece hospedagem. Mas precisa ser  previamente agendada. Ali uma loja vende produtos feitos pelos próprios monges. Outro destaque é o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, um ponto bastante visitado por se tratar da padroeira da Rota dos Tropeiros.

GASTRONOMIA

Dos tropeiros, surgiram as tradições gastronômicas da região. O Castropeiro reúne num só prato o feijão-tropeiro, o arroz carreteiro, o quibebe e outras iguarias. Assim, é uma homenagem a Castro e aos tropeiros. Entretanto, em Tibagi, o prato típico é a Paçoca de Carne desfiada e temperada. Tudo é socado no pilão com farinha. Esse prato servia como refeição aos tropeiros em suas jornadas pelo Caminho do Viamão.

Porém, quem segue viagem, vai comer o tradicional biscoito de polvilho.Levemente salgado e crocante, é amplamente consumido e encontrado nos estabelecimentos comerciais de Tibagi. Vale a pena também visitar Castrolanda, em Castro, e Witmarsum, em Palmeira, onde é possível se deliciar com café colonial e comprar produtos gastronômicos artesanais.

Todavia, na Colônia Santa Bárbara, também em Palmeira, são produzidos vinhos e queijos artesanais. Já em em Carambeí, a gastronomia é marcada pela influência europeia.  Destaque para as típicas e deliciosas tortas e bolachas confeitadas e pelo exótico sabor da comida indonésia.

LAZER 

Nos Campos Gerais, as estruturas disponíveis para o lazer dos visitantes e da população se multiplicam, principalmente nas margens dos rios e em áreas rurais. Em Ponta Grossa, são muitos recantos para os que procuram lazer, sol e entretenimento. O Recanto Botuquara, o rio São Jorge e o Buraco do Padre são bons exemplos. Oferecem oportunidades de banhos em piscinas naturais, trilhas, camping, entre outras atrações.

VIAJE PARANÁ

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e pela É-Paraná, o Portal Viaje Paraná foi criado para concentrar todas as informações turísticas das cidades paranaenses que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro. O site tem dicas e roteiros de viagem para 123 municípios e a intenção é disponibilizar, até o final do ano, informações sobre os 283 destinos com potencial turístico no Estado.

A plataforma é atualizada diariamente com dicas de passeios, hospedagem e gastronomia das cidades, além de trazer fotos e vídeos dos locais que podem ser visitados. Há opções para todos os gostos e bolsos, do turismo religioso a destinos para famílias e casais, além de alternativas de aventura, natureza e praia. Possui ainda páginas exclusivas sobre o Litoral e o Estado, com informações gerais sobre lugares mais visitados e dicas.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, É-Paraná e Celepar, o portal oferece também um calendário com as principais festas e atrações das cidades paranaenses nos destinos turísticos. Outro diferencial é a possibilidade de verificar a quilometragem de um ponto a outro por meio da calculadora de distâncias, o que permite programar melhor o roteiro desejado.

A página está disponível em português e já conta com 70 destinos traduzidos para o inglês. O acesso pode ser via computador, tablet ou celular.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo