O prefeito de Reserva do Iguaçu, Sebastião Campos conseguiu reverter recursos de emendas que estavam empenhados com base nos restos a pagar de 2009 e que seriam cancelados conforme decreto do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva determinando o cancelamento em 30 de abril de 2011, referentes ao período entre 2007 e 2009, independente do estágio da obra.Porém, um novo decreto assinado pela presidente Dilma deu mais dois meses de prazo para que as obras e serviços empenhados com base nos restos a pagar de 2009 fossem iniciados.
Os recursos revertidos por Campos que foi a Curitiba onde cumpre agenda até amanhã, quinta-feira (19), são para obras da pavimentação asfáltica na Rua Sebastião Caldas em frente à Escola Municipal Pedro Siqueira; a construção de arquibancadas e vestiários no campo Dois Irmãos. “Todas essas obras já estão sendo executadas”, disse o prefeito à RSN na tarde desta quarta-feira (18), por telefone.
A liberação de recurso para a compra de um caminhão que será utilizado para o transporte de produtos das propriedades rurais para o programa “Compra Direta” , porém, ainda não está definida.
“O caminhão já está licitado, mas empresa não entrega porque o recurso ainda não foi liberado.
Para ter essa liberação a Caixa precisa fazer uma vistoria, mas o caminhão ainda não está sendo utilizado”, explica o prefeito. Para Campos, são entraves burocráticos que emperram o processo e impedem que os produtores sejam beneficiados com o transporte.
Acompanhado pela assessora de projetos e planejamento, Ana Ribas, e pela chefe de gabinete, Fátima Serpa, Campos também foi à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) onde tratou de vários convênios para saneamento básico, água tratada, construção de banheiros. “
Essas obras precisam ter medição até 30 de junho, caso contrário, serão canceladas”, disse Campos.
O prefeito permanece em Curitiba até amanhã, quinta-feira (18), participando da Conferência das Cidades que começou hoje.