22/08/2023



Saúde

Câncer de mama matou 19 mulheres em Guarapuava entre janeiro e setembro de 2014

Bárbara Franco 

Segundo tipo mais freqüente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. De acordo com o Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Guarapuava o câncer de mama  matou 19 mulheres do começo do ano até o momento.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) o câncer de mama responde por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Para o Inca o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 foi registrado um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos registros de câncer de base populacional de diversos continentes. A estimativa de novos casos em 2014 é 57.120 segundo informações do Inca.

Outubro Rosa

Outubro é o mês da campanha de conscientização do combate ao câncer de mama, que esse ano conta com um diferencial em Guarapuava, a campanha não terá apenas o dia D e sim uma semana dedicada à realização de exames nas unidades básicas de saúde, entre os dias (13) e (17).

O lançamento da campanha 2014, que tem como tema “Viver faz bem” será na terça feira (07) às10h00 na praça 9 de Dezembro.  As equipes da Secretaria de Saúde e do Centro de Saúde da Mulher vão orientar sobre o autoexame das mamas.

O Outubro Rosa é lembrado em todo o mundo. O nome faz referência à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. De acordo com uma das coordenadoras da campanha em Guarapuava, Kelli Tramontina Edling, a ação chama a atenção para a saúde da mulher em geral, alertando sobre a importância dos exames preventivos. “Temos uma cota para a realização de mamografias e exames preventivos do câncer de colo do útero que, às vezes, chegam a sobrar. O mês de outubro é importante para relembrarmos que o diagnóstico precoce salva vidas”, explica.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo