Quatro dos cinco candidatos a prefeito em Guarapuava estarão juntos na noite desta quinta-feira (23) perante as câmeras da Tevê Tarobá, em Cascavel. Será às 21h20, mas os candidatos Os candidatos devem estar na sede da TV Tarobá até meia hora antes do início do debate, ou seja, às 21h20. De acordo com o Departamento de Jornalismo da Tarobá, Antenor Gomes de Lima (PT), Cesar Filho (PPS), Fábio Martins Ribas (PP) e Jauri Gomes (PSC) confirmaram participação. "Só não conseguimos contato com Pedro Borelli (PTN)", disse uam das jornalistas do Departamento à REDE SUL DE NOTÍCIAS .A entrada dos candidatos no estúdio acontecerá às 21h35, ou 15 minutos antes do início do programa.
De acordo com as regras do debate, a ordem em que os candidatos vão se posicionar na bancada, da esquerda para a direita, será definida em sorteio com a presença de representantes dos partidos, uma hora antes do início do debate. A mesma ordem será usada para definir a ordem das respostas no primeiro bloco. E também nas considerações finais, em ordem inversa. Portanto, um representante de cada coligação deve estar na sede da TV Tarobá, no dia do debate, às 20h50. O sorteio acontecerá impreterivelmente às 20h50, mesmo com a ausência de algum representante de coligação.
Não será permitido aos candidatos exibir qualquer documento. Caso algum deles desrespeite esta regra, imediatamente será cortada a imagem para a câmera geral.
FORMATO
No primeiro bloco haverá inicialmente a abertura, explicação das regras e apresentação dos candidatos.
Os candidatos respondem a uma pergunta comum, feita pelo mediador do debate, na ordem definida pelo sorteio feito na presença dos representantes dos partidos uma hora antes do início do programa. Os candidatos terão dois minutos para responder.
No segundo bloco, candidato pergunta para candidato. Quem vai perguntar será sorteado na hora, e escolherá o candidato que responderá ao questionamento. Haverá direito a réplica e tréplica. Automaticamente, quem respondeu não poderá mais ser escolhido naquele bloco. Na hora da pergunta, será utilizado o recurso de “tela dividida”. O tempo será assim dividido: pergunta (40 segundos), resposta (2 minutos), réplica (1’30” minuto) e tréplica (1 minuto).
No terceiro bloco candidato pergunta para candidato. Quem vai perguntar será sorteado na hora, e escolherá o candidato que responderá ao questionamento. Com uma exceção: o candidato que vai responder terá que ser diferente do bloco anterior. Com direito a réplica e tréplica. Automaticamente, quem respondeu não poderá mais ser escolhido naquele bloco. Na hora da pergunta, será utilizado o recurso de “tela dividida”. Os canddiatos terão os mesmos tempos anteriores para pergunta, resposta, réplica e tréplica.
No quarto bloco candidato pergunta para candidato. Quem vai perguntar será sorteado na hora, e escolherá o candidato que responderá ao questionamento. Com direito a réplica e tréplica. Automaticamente, quem respondeu não poderá mais ser escolhido naquele bloco. Na hora da pergunta, será utilizado o recurso de “tela dividida”. O tempo será o mesmo.
O último bloco será reservado para as considerações finais. Na ordem inversa à abertura. Ou seja: começa pelo candidato que esteja sentado na extrema direita e termina no que estiver na extrema esquerda. Os candidatos terão 2 minutos cada.
Em caso de direito de resposta serão analisados pelos membros da Comissão Eleitoral da OAB-Subseção Cascavel, sem nenhum vínculo com a TV Tarobá. A comissão estará reunida na hora do debate para analisar cada pedido feito pelos candidatos e pelas respectivas coligações. O pedido deverá ser feito por escrito e a resposta será concedida na abertura do bloco seguinte. Só será concedido direito de resposta em casos de ofensas pessoais.