22/08/2023


Brasil Política

Candidatos começam a colocar a campanha na rua

Já nos primeiros minutos de hoje candidatos trocaram identidades visuais nas redes sociais para a campanha que vai durar 45 dias

Banner eleições 2022

Eleições 2022 (Imagem: Agência Brasil)

A campanha eleitoral começa nesta terça (16) em todo o país. Já a partir da meia-noite muitos candidatos trocaram a identidade visual nas redes sociais. O governador Ratinho Junior (PSD), por exemplo, entrou com novas postagens no primeiro minuto de hoje. O mesmo ocorreu com o candidato a deputado federal por Guarapuava Josiel Lima (MDB), à 0h01 com o slogan ‘É da gente’.

Já a candidata Janaína Naumann (Republicanos) vem com ‘Juntos pela renovação’, e a Professora Terezinha escolheu ‘Atitude e Coragem’. Os candidatos Rodrigo Crema (PSL), Rosângela Virmond (CD) e André Tecchio (DC) ainda não divulgaram o slogan escolhido. De acordo com a postagem feita pelo Dr. Antenor, candidato a deputado estadual pelo PT, ela vai de ‘Vamos juntos cuidar da nossa gente’, numa alusão à chapa Lula (presidente) e Requião (governador).

Cristina Silvestri (PSDB), conforme o perfil em rede social, segue com ‘Compromisso e trabalho por você’. Já Artagão Junior (PSD) não atualizou as redes sociais na manhã deste primeiro dia de campanha. O mesmo ocoreu com Samuel Ribas Abreu. De acordo com a Justiça Eleitoral, a partir desta terça, os candidatos saem em busca dos votos de 156,4 milhões de eleitores. São os candidatos à Presidência da República, aos governos dos estados e a senador, deputado federal, estadual e distrital.

SIM e NÃO

Conforme a legislação eleitoral, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22h. A campanha vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno. Os comícios poderão ocorrer entre as 8h e meia-noite. Mas pode haver prorrogação por mais duas horas no caso de encerramento de campanha. Showmícios gratuitos são proibidos por lei.

Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais. No entanto, deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida. Assim como o impulsionamento de conteúdo por apoiadores. O disparo de mensagens, todavia, só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las.

Conforme a lei eleitoral, o primeiro turno será no dia 2 de outubro. Num eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

(*Com informações da Agência Brasil)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo