A semana começou agitada em Guarapuava. Os candidatos a prefeito começam a ter posicionamento. Quando muitos apostavam que os nomes da chamada ‘centro direita’ pudessem se unir lá no ‘apagar das luzes’ da campanha, numa tentativa de ‘derrubar’ a esquerda, o que mostra veda qualquer possibilidade nesse sentido.
Digo isso porque, por exemplo, o atual vice-prefeito de Celso Góes, Samuel Ribas Abreu (União), que é candidato a prefeito, não poupa palavras para criticar a atual gestão. Cá pra nós, uma posição estranha. Afinal, ele critica uma administração da qual ele ainda faz parte. Por que só agora surgem críticas ácidas contra o sistema de saúde? Essa pergunta não faço isoladamente, mas surgem vindas de muitas pessoas nas redes sociais após a postagem de Samuel.
Então, fica muito claro que Samuel se coloca como ‘ferrenho’ opositar a Celso Góes. O mesmo ocorre com Denilson Baitala (Guarapuava merece mais). E mais uma vez, a saúde, que é o ‘calcanhar de Aquiles’, da atual administração, pauta o candidato. Entretanto, Baitala demonstra pouco conhecimento na área ao se limitar dizer que vai resolver o problema, se eleito for, contratando mais médicos. Entendo que as cidades precisam de políticas públicas preventivas, principalmente. E esse setor, muito complexo, vai muito além de atendimento médico. É preciso muito mais, numa rede que envolve atores de outras áreas numa gestão integrada e humanizada.
Já o prefeito Celso Góes, candidato à reeleição pela coligação ‘Guarapuava cada vez melhor’, literalmente, colocou o ‘bloco na rua’. Ele participa dos chamados ‘arrastões’ que tomam conta de bairros da cidade, sempre após o horário de expediente. “Vamos bater de casa em casa. Conversar com as pessoas. Vamos pedir votos”, decreta o prefeito. Ao fim, em cima de um palco, Celso Góes, a candidata a vice Janaína e o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho falam ao público.
Nessa segunda (2), a campanha começou ‘pra valer’ no Residencial 2000. Paralelamente, reuniões estão sendo feitas em casas. De acordo com o Celso Góes, ele vem participando de “20 reuniões por dia”, desde as primeiras horas da manhã até tarde da noite. Ele, assim como os demais candidatos gravam programas do horário gratuito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Dr. Antenor continua conversando com as pessoas em reuniões nas casas. Essa é uma prática que ele adotou desde o começo da carreira política, independente da época. O candidato, conforme a assessoria de comunicação, também conversa com empresários de vários segmentos. Os centros universitários, faculdades e Universidades também compõem a agenda dele. E Dr. Antenor ainda reserva um tempo para gravações.
E nesta quarta (4), Dr. Antenor recebe o deputado federal Zeca Dirceu para compromisso no Novo Hospital Santa Tereza. Afinal, como assegura o próprio candidato, junto com o vice, Antonio Araújo, a saúde está no topo das prioridades dos dois médicos.
Leia outras notícias no Portal RSN.