22/08/2023
Geral

Candói entrega classificador de sementes e botijão de sêmen

imagem-79828

Da Redação, com assessoria – Edição Bárbara Franco 

Candói – Um classificador de sementes, avaliado em mais de R$ 20 mil, vai beneficiar as famílias de Três Passos, no interior de Candói. A comunidade é a primeira a ser atendida pelo Orçamento Participativo, uma ferramenta usada pelo Governo Municipal onde a própria população apresenta suas necessidades. A entrega foi realizada na tarde desta sexta feira (03) na presença de moradores e de autoridades. Na oportunidade, também foi assinado o termo de permissão de uso de um botijão de sêmen.

O produtor familiar Evandro Lucas Bernardi contou que a reivindicação de um classificador de sementes é antiga e que a chegada do equipamento irá facilitar o trabalho de todos na associação rural. “A gente guarda sementes e precisava do classificador para peneirar. Isso vai mudar muita coisa agora. Era uma necessidade de muitos anos, desde que começou o município. Hoje isso veio facilitar muito o nosso trabalho”, destaca.

Botijão de sêmen

A Secretaria da Agricultura de Candóirepassou um botijão de sêmen de R$ 1.600,00 e com capacidade para armazenagem de 50 doses. O termo de permissão de uso foi assinado nesta sexta, 3, pelo presidente da associação ruralde Três Passos, Timóteo Bucco. A entidade recebeu ainda 40 doses de sêmen das raças jersey, holandesa, gir e pardo suíço.

A produtora rural Janaina Rodrigues Martins, esposa de Timóteo, será uma das responsáveis pela inseminação artificial na comunidade. “Há muitos anos, a gente sonhava em trabalhar com inseminação aqui porque esta é uma carência muito grande. Nós somos em 50 sócios e a nossa dificuldade era uma vaca de qualidade e comprando a gente não conseguiria. Então fizemos cursos e o pedido de botijão de sêmen e foi tudo muito rápido”, analisa.

Para o secretário Valdomiro Ivatiuk Júnior, os resultados desta ação serão vistos em alguns anos com a qualidade do rebanho. “O botijão de sêmen chega para melhorar a genética dos animais e, consequentemente, a produção de leite. Muitas prefeituras na região fazem esse programa, mas não escolhem direito o sêmen. Aqui nós estamos entregando doses de qualidade. E vocês podem comparar com as que são vendidas no mercado”, desafiou.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.