22/08/2023
Agronegócio Região

Candói forma turma de apicultores

imagem-146602

Da Redação, com assessoria

Candói – Os produtores rurais de Candói tiveram a oportunidade de fazer mais um curso ministrado pelo Senar, em parceria com a Prefeitura do município. Onze produtores de várias comunidades participaram do curso de apicultura.

Otávio Vegner é um produtor que aprendeu a cuidar de abelhas desde criança “Aprendi com o meu pai a lidar com as abelhas de uma forma muito simples, e só depois de muito tempo que comecei a comercializar para os vizinhos e amigos. Mas, com o curso, aprendi novas técnicas e agora eu posso aumentar a produtividade e melhorar a renda familiar. Com isso, só tenho a agradecer à Prefeitura que tem nos ajudado”, declara o produtor.

De acordo com o prefeito de Candói, Gelson Costa, é necessário dar apoio para o produtor rural para que nunca falte o alimento na cidade. “Não basta apenas cobrar do produtor qualidade nos alimentos, mas sim, é necessário dar condições e instruções para que melhore a cada dia a produção rural”, afirma Gelson Costa, que apoia os apicultores de Candói.

A princípio, apenas quatro pessoas que fizeram o curso já trabalham com a produção de mel. Porém, todos os participantes declaram que estão aptos e animados para o cultivo de abelhas para a comercialização de mel.

COMERCIALIZAÇÃO

Apreciado pelo sabor, propriedades nutritivas e curativas, o mel é um alimento que vem registrando crescimento expressivo de consumo no cenário nacional e internacional. O levantamento publicado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que, em 2015, foram produzidas 37,8 mil toneladas do produto em território nacional.

Com objetivo de fomentar a produção de mel, o curso oferece capacitações que vão desde a compreensão da atividade até o manejo de espécies com alta produtividade por colmeia.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.