O Canil Municipal de Guarapuava já iniciou uma campanha de arrecadação de agasalhos e casinhas para animais abandonados ou em situação de rua. A exemplo de outros anos, a iniciativa busca amenizar o sofrimento de cães e gatos que se encontram nas ruas e não têm um lugar seguro para se abrigar neste período de frio intenso.
De acordo com a veterinária Ana Rita Batista, responsável técnica pelo Canil Municipal, no ano passado as doações fizeram a diferença na vida de muitos animais. Este ano, a expectativa é de que as pessoas continuem fazendo doações. “No ano passado, a comunidade nos ajudou muito. As doações fizeram a diferença para os animais abandonados de nossa cidade. Pedimos para que as pessoas se sensibilizem e doem este ano também”.
ANIMAIS DE RUA
Conforme um estudo da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em 2016 no município havia cerca de 40 mil animais abandonados ou em situação de rua. Desde então, houve muitas desenvolvidas, como mutirão de castração e campanhas de adoção. No entanto, ainda é grande o número de animais nas ruas. Sobretudo cães, uma vez que cada cachorra, por exemplo, dá à luz em média a cinco filhotes.
A campanha deste ano segue como no ano passado, com arrecadação de donativos tanto para os cachorros do Canil, quanto para os de rua. Conforme a assessoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, haverá visitas em locais onde existam cães, como o Terminal, o Cedeteg, a rodoviária entre outros. Nesses locais as equipes da Secretaria vestirão os cachorros e deixarão casinhas com cobertores.
SERVIÇO
Assim, casinhas, camas, cobertores, acolchoados e outros agasalhos podem ser entregues diretamente no Canil Municipal, na Estrada do Rocio, sem número, fundos do Aeroporto Regional de Guarapuava Tancredo Thomas de Faria. Ou na Secretaria de Meio Ambiente, que fica no Parque das Araucárias.
Quem preferir ou não puder levar as doações até os pontos de arrecadação, pode entrar em contato com o Canil Municipal pelos telefones: (42) 3624-6246 ou (42) 9 9998-6688, este com WhatsApp. Ligando as equipes retiram os materiais nas casas durante o dia ou à noite.
Leia outras notícias no Portal RSN.