A 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava, apresentou dois novos registros de casos suspeitos de dengue, chegando a 77 notificações. No entanto, sem novas confirmações, a regional permanece com nove resultados positivos para a doença em seis municípios. Prudentópolis possui o maior número de suspeitas, com 25 ocorrências. E, é seguido por Guarapuava, com 15.
Os municípios com casos confirmados são Cantagalo, Guarapuava, Laranjal, Pitanga, Prudentópolis e Rio Bonito do Iguaçu. Na 5ª Regional, Laranjal possui o maior número de pacientes infectados com dengue, ou seja, três pessoas contraíram a doença. As duas novas suspeitas ocorreram em Cantagalo e Pinhão. Estes números são referentes ao período epidemiológico que teve início em agosto do ano passado. Portanto, Cantagalo passou de quatro notificações para cinco e Pinhão de três para quatro.
Boa Ventura de São Roque tem cinco casos suspeitos. Já os municípios de Laranjal, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond tem três. Além disso, Marquinho e Palmital já registraram duas notificações da doença. Por fim, Nova Laranjeiras e Reserva do Iguaçu possuem um caso suspeito cada.
Dessa maneira, diante do cenário, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recomendou, mais uma vez, que a população paranaense faça a verificação e limpeza dos quintais e áreas internas das residências. Assim, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O trabalho de combate à dengue continua sendo integrado com os municípios, juntamente com a participação dos paranaenses. Cerca de 90% dos criadouros do mosquito transmissor da doença estão nos quintais e ambientes internos das residências. É importante que a comunidade esteja engajada no combate, eliminando os focos que se concentram em recipientes que acumulam água parada.
NO PARANÁ
Desse modo, ainda com base nos dados da Secretaria de Saúde, 358 dos 399 municípios paranaenses têm notificações de casos suspeitos. Sendo que em 267 há confirmações. Em todas as 22 Regionais de Saúde do Paraná há registros de notificações e positivados. Por fim, o estado contabiliza 16.679 positivos e 22 mortes, além de 72.775 notificações, 32.680 descartados e 13.385 em investigação.
Leia outras notícias no Portal RSN.