Da Redação, com informações da Assessoria/Cantu
Um trecho de 150 quilômetros cortado por paisagens interioranas, três estações ferroviárias para embarque, entre os municípios de Ibema e Goioxim. O projeto Lagos & Colinas foi lançado recentemente, na sede da Ferroeste, em Cascavel, com a presença de gestores públicos, representantes de entidades públicas. O trecho vai envolver 11 municípios que pretencem ao Território da Cantuquiriguaçu.
Segundo o empresário Adonai Aires – que atua há mais de 20 anos no setor turístico ferroviário pela empresa Serra Verde Express – para a implantação deste projeto muitos desafios precisam ser superados, mas com o envolvimento de vários segmentos e com um único objetivo as etapas tende a ser superadas com mais rapidez. “O turismo agrega cerca de 52 produtos e eventos. Isso só se faz com ícones e é isso que a Cantu precisa ter”.
“EM GUARAPUAVA NÃO DEU CERTO POR SER ELITIZADO"
O empresário Adonai Alves citou o projeto iniciado em Guarapuava com linha até Foz do Iguaçu e relembrou quando turistas chineses, além das Cataratas do Iguaçu queriam ver plantações, animas e paisagens naturais. “Nisso o território [do Iguaçu] possui enorme potencial”.
Adonai disse que a linha turística de Guarapuava não teve viabilidade, por ter sido implantada de forma elitizada, sem a participação efetiva da população e das cidades no seu entorno”. O projeto foi lançado pelo ex-prefeito Fernando Ribas Carli e a intenção era mostrar o Salto São Francisco a turistas estrangeiros. Porém, não passou de apenas uma viagem com turistas chineses. Já na Cantuquiriguaçu o formato é outro. Adonai propôs uma agenda positiva de trabalho e pretende ofertar os passeios em um ano.
O projeto idealizado pela Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu será gerenciado pela Câmara de Turismo do Condetec, Agência de Desenvolvimento Turístico Lagos & Colinas, Emater, Paraná Turismo e Sebrae. De acordo com a extensionista da Emater, Terezinha Busanello Freire, que coordena a Câmara de Turismo do Condetec, com a implantação da linha, a região passa a ser o segundo ponto turístico ferroviário do Estado.
TURISMO INTEGRADO
Para a atual presidente da Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu, a prefeita de Virmond, Lenita Mierzva, o projeto estará entre os desafios de trabalho neste ano. “Não vamos medir esforços e vamos buscar os meios necessários para tornar a região uma referência para o Estado e País no turismo rural e ferroviário”, afirmou Lenita. A prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz anunciou projetos e investimentos que deverão ocorrer nos próximos meses no município, envolvendo o setor ferroviário. “Temos a Coprossel, Agroceres e Coasul, com investimentos em Laranjeiras do Sul e região. Empresas que certamente vão estar envolvidas neste novo projeto social e turístico”.