Da Redação, com Assessoria/Cantu
Laranjeiras do Sul – O capitão da 2ª Companhia da Polícia Militar de Laranjeiras do Sul, Jakson Aquiles Busnello está numa corrida contra o tempo, tudo por conta dos levantamentos técnicos para a implantação da nova Companhia Independente da PM, para a região da Cantuquiriguaçu. O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná, em dezembro de 2015, já publicado no Diário Oficial e aguarda a sanção do governador Beto Richa. De acordo com Busnello, a Companhia Independente deverá atender 10 cidades, para uma população estimada de 110 mil habitantes. “Com a unidade policial independente teremos uma atuação descentralizada, com a presença da PM de forma mais efetiva nas comunidades inseridas.
O capitão chama a atenção para os inúmeros distritos na região, muitos deles distantes das sedes das cidades, o que causa dificuldade maior no atendimento às ocorrências policiais. “O envolvimento dos prefeitos neste momento será fundamental para termos a estrutura necessária nos destacamentos para o aumento do efetivo policial”.
A prefeita de Virmond, Lenita Mierzva, que preside a Cantuquiriguaçu, disse que no início de 2015, uma comitiva de prefeitos esteve em audiência com o secretário de segurança da época. “Apresentamos os altos índices de ocorrências policiais, assaltos e homicídios e pedimos a companhia”.
EFETIVO
Com elevação da Companhia a região deverá ter um aumento do efetivo policial em 50%, saindo dos atuais 181, para 273 policiais militares. “Certamente com este novo sistema poderemos fazer frente às demandas de segurança. Sendo o primeiro passo para no futuro a transformação em batalhão de polícia”.
Segundo o capitão Busnello, farão parte da nova estrutura policial as cidades de Laranjeiras do Sul (sede), Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Cantagalo, Virmond, Porto Barreiro, Marquinho, Goioxim, Palmital e Laranjal. Dos municípios citados somente Laranjeiras do Sul, Cantagalo e Palmital possuem delegacias de polícias, com 187 presos.