22/08/2023


Região Segurança

Capela Cristo Rei é invadida e vandalizada no interior de Cantagalo

Ladrões levaram um cálice e uma âmbula, com hóstias consagradas. "Roubaram Jesus. Por que fizeram isso?", disse o pároco que atende a capela

311938975_2601286106675475_3221040002416441698_n (1)

Conforme a Diocese, ladrões levaram um cálice e uma âmbula, com hóstias consagradas. “Roubaram Jesus. Por que fizeram isso?”, disse o pároco que atende a capela (Foto: Padre Elizeu Nahm)

Um espaço que deveria ser de respeito e oração – a igreja – tem se tornado alvo de vândalos nos últimos dias. Essa semana, a Capela Cristo Rei na Localidade de Juquiá em Cantagalo acabou invadida e vandalizada.

De acordo com a Diocese de Guarapuava, fiéis constataram que a Igreja e o sacrário foram os alvos. Desse modo, um cálice e uma âmbula, contendo hóstias consagradas, acabaram furtados pelos ladrões.

(Foto: Padre Elizeu Nahm)

Padre Elizeu Nahm, pároco da paróquia Imaculada Conceição, relatou imensa tristeza com o ocorrido. “Celebrei a Missa no sábado (14) e deixei uma quantidade grande de hóstias para a comunidade, que tem Missa apenas uma vez por mês. Roubaram Jesus. Por que fizeram isso?”.

Conforme a Diocese, os coordenadores da capela avisaram a polícia e registraram boletim de ocorrência. Contudo, quem tiver alguma informação sobre a localização dos itens roubados, pode entrar em contato com a polícia pelo número 190. A denúncia pode ser de forma anônima.

SÃO MATEUS DO SUL

Mas este não é o primeiro caso registrado recentemente no Paraná. No dia 10 de outubro, a igreja matriz São Mateus, de São Mateus do Sul, foi alvo de um ato de vandalismo, intolerância religiosa e desrespeito. Desse modo, em poucos minutos, 28 imagens de santos foram destruídas dentro da igreja.

(Foto: Pascom/Igreja São Mateus)

Por fim, o fato causou revolta, principalmente entre os católicos. Contudo, conforme o padre Diego Ronaldo Nakalski, o sacrário onde fica Jesus Eucarístico não foi violado e também não foram danificadas as imagens do Anjos.

“Estamos muito tristes mas já estamos tomando as devidas providências, analisando as imagens das câmeras”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo