22/08/2023
Cotidiano

Capela do Degolado é palco de teledramaturgia e incêndio no mesmo dia

imagem-12091

Equipes de filmagem começaram na tarde da última terça-feira as gravações de mais um episódio da série de teledramaturgia paranaense “Casos e Causos”, exibido no programa dominicial “Revista RPC”, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC-TV) afiliada da Rede Globo. Primeiro trabalho de teledramaturgia no estado, o programa já gravou diversos episódios em cidades do interior como, Castro, Tibagi, Apucarana, Palmeira e Califórnia chegando agora em Guarapuava para gravar mais um capítulo.

O episódio que se passará na cidade irá contar a história fictícia de um morador vizinho a Capela do Degolado que tem medo da alma que vive nas redondezas da igrejinha. Construída em 1894, durante a Revolução Federalista. A Capela do Degolado sempre despertou a crenças populares que atribuíram milagres à alma do soldado que ali está enterrado. Desertor das tropas de Juca Tigre, o soldado foi capturado e obrigado cavar a sua própria cova antes de morrer, local onde hoje está a pequena edificação.

Incêndio
Durante a madrugada de segunda para terça-feira a capela teve seu interior completamente destruído por um incêndio. Segundo o morador Paulo Sérgio, há fortes indícios de que foi um incêndio criminoso. “Um pouco antes de começar o fogo o meu cachorro estava latindo muito, saí para verificar e não vi nada de anormal, quando voltei para dentro de casa e me deitei novamente ele voltou a latir, foi então que começou o fogo”. Um produto não identificado também foi derramado em frente à capela provavelmente pelo incendiário durante a madrugada. Paulo Sérgio fez um boletim de ocorrência e contou que esta foi a terceira vez que a capela é incendiada, a última vez ocorreu a mais ou menos dois anos.
Paulo disse não saber se o incêndio tem alguma relação com as gravações que foram realizadas pela RPC no dia seguinte, mas a hipótese de sabotagem não está descartada.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.