22/08/2023


Geral

Capela está no meio da Vicente Machado

imagem-94014

Cristina Esteche

Construída em 1894 em memória de um soldado desertor que foi capturado e morto durante a Revolução Federalista, a Capela do Degolado, em Guarapuava, começou com a crença popular. Com a cabeça decepada, o soldado morreu no local onde foi erguida a capela, após milagres começarem a acontecer.

O problema para a urbanização da cidade é que o santuário foi construído bem no meio da rua Vicente Machado, impedindo a sua continuidade. “A rua Vicente Machado é uma importante via pública, porque corta a cidade”, disse o secretário municipal de habitação, Flavio Alexandre. Segundo ele, a continuidade da rua ligaria o Bairro dos Estados ao Centro. “A abertura seria muito importante para o sistema viário”.

Além de enfrentar o problema com quem crê nos milagres do Degolado, a possível transferência da Capela para outro espaço, mesmo que próximo, iria interferir no patrimônio histórico e cultural da cidade. Mas não é apenas isso. De acordo com Flávio Alexandre, para a execução da obra seria necessário aterrar a rua, o que deixaria muitas residências já existentes, sem acesso.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo