Da Redação, com Odair José
Reserva do Iguaçu – O serviço de emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado pela Prefeitura de Reserva do Iguaçu, por meio da Secretaria de Agropecuária, gerou uma economia de mais de 50 mil aos bolsos dos agricultores. Até o momento, 344 propriedades foram cadastradas.
Criado pela lei 12.651/12, que rege o novo Código Florestal, o CAR é um registro eletrônico obrigatório para todas as propriedades rurais. Sua finalidade é integrar as informações ambientais referentes à situação de áreas de preservação ambiental, reservas, florestas e remanescentes de vegetação nativa, a fim de constituir uma base de dados estratégica para o controle do desmatamento das florestas e demais formas de vegetação.
Em Reserva do Iguaçu, mais de 50% dos agricultores já fizeram o CAR, percentual inédito, segundo Marcos Leandro Teixeira, engenheiro agrônomo responsável pelo cadastramento. “A maioria dos municípios da região não chegou a esse percentual de propriedades cadastradas. E nós, a pedido do Prefeito Emerson, conseguimos atender a um grande número de agricultores”, disse.
Caso os agricultores necessitassem pagar pela emissão do CAR, teriam que desembolsar em média R$ 150 reais. Com base na quantidade de propriedades cadastradas de forma gratuita pela Secretaria de Agropecuária, o serviço gerou aos agricultores, uma economia de R$ 51.600,00.
“O serviço tem sido uma boa oportunidade para que os agricultores regularizem suas propriedades em acordo com a lei. Além disso, quem antes tinha que pagar, hoje não tira nenhum centavo do bolso, podendo investir o dinheiro em outra necessidade”, disse o Secretário de Agropecuária, Gilson dos Santos.
PRORROGADO
Os agricultores que ainda não fizeram o Cadastro Ambiental Rural terão mais uma chance para regularizar a propriedade. O Ministério da Agricultura prorrogou o cadastramento até o fim do ano. Para fazer o CAR, basta se dirigir à Secretaria de Agropecuária, portando algum tipo de documento da propriedade.