22/08/2023
Política

Caravana ampliará mobilização por mais verbas para o SUS, diz Dr. Rosinha

Guarapuava – O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) afirmou nesta quinta-feira (12/3) em Brasília que a iniciativa do Conselho Nacional de Saúde de criar a “Caravana em Defesa do SUS” irá mobilizar a sociedade brasileira em torno da luta por mais recursos para o Sistema Único de Saúde.
Ao lado do ministro José Gomes Temporão (Saúde), Dr. Rosinha representou o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), no lançamento da caravana.
“A população brasileira precisa ampliar sua consciência e sua participação para buscar melhorias e mais recursos para a saúde pública”, avalia Dr. Rosinha, que é médico pediatra de carreira da Prefeitura de Curitiba. “Existem conselhos de saúde em todas as cidades brasileiras, e as pessoas precisam participar deles, até para evitar sua manipulação por prefeitos ou outras autoridades.”
A Caravana em Defesa do SUS tem o objetivo de promover debates em torno da conjuntura atual na saúde, em parceria com o poder público, conselhos, movimentos sociais e universidades. A idéia é realizar pelo menos dois debates por mês, em dois Estados diferentes. Os primeiros eventos acontecem ainda neste mês de março, no Maranhão e no Ceará.
Dr. Rosinha cita como uma das medidas urgentes na área de saúde a aprovação da regulamentação da Emenda 29. A Câmara ainda precisa votar um último destaque da oposição, que inviabiliza a cobrança da Contribuição Social para a Saúde (CSS), prevista no projeto. A alíquota de 0,1% incidiria sobre as movimentações financeiras e a arrecadação seria inteiramente destinada à área de saúde.
“Ainda estamos festejando os 20 anos do SUS, criado em 1988, e precisamos desconstruir a visão de que o serviço privado é melhor que o serviço público”, afirma Dr. Rosinha. “De uma forma ou de outra, todos os brasileiros dependem do SUS.”

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.