22/08/2023


Caravanas de todo o Brasil ocupam a capital gaúcha

Militância se une em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

lula

Militância veste camisa com a fotografia de Lula (Foto: Rede Brasil Atual)

A cúpula e militantes do Partido dos Trabalhadores não param de desembarcar em Porto Alegre. As caravanas começaram a ocupar a capital gaúcha já no último final de semana, e o movimento continua intenso nesta terça feira (23), véspera do julgamento do recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “ O Brasil inteiro está aqui em POA”, disse o secretário da Juventude do Paraná, o advogado Martin Esteche.

Deputados, senadores, ex-ministros se juntam à população brasileira. A ex-presidente Dilma Roussef e a presidenta nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann participaram de atos com mulheres na manhã de hoje (23). Dilma fez um pronunciamento em defesa de Lula

Ontem, segunda, a ex—presidente também discursou no encontro em na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi).

Também na segunda (22), vários petistas de muitas estrelas engrossaram a marcha da Via Campesina.

Nesta terça (23) a expectativa é em torno da presença de Lula que confirmou presença na capital gaúcha para agradecer o apoio da militância. A confirmação foi feita por Gleisi em entrevista coletiva à imprensa gaúcha. “Foi uma decisão dele”, disse a senadora. Condenado em primeira instância a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula tenta reverter a decisão no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Nesta quarta-feira (24), a 8ª Turma analisará o recurso da defesa.

A Presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), a senadora Gleisi Hoffmann confirmou que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva estará em Porto Alegre nesta terça-feira (23) – véspera do julgamento de sua apelação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Lula deverá deixar Porto Alegre até o fim da tarde de hoje (23). Ele acompanhará o julgamento do TRF4 em São Paulo.

Por volta das 11h30, militantes do PT e do PCdoB estavam mobilizados na praça Marechal Deodoro com faixas contra o juiz Sérgio Moro e o julgamento do caso do tríplex do Guarujá (SP).

“Não há provas”, gritaram os militantes em coro. A organização do ato das mulheres do PT trouxe um carro de som, onde Dilma e Gleisi devem discursar.

PROGRAMAÇÃO
Confira os eventos a favor e contra Lula previstos para esta terça e quarta-feira:

A FAVOR DE LULA

Terça-feira (23)

9h
Mulheres pela democracia e pelo direto de Lula ser candidato. Nomes confirmados incluem a ex-presidente Dilma Rousseff e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Local: Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa

10h
Inauguração da Tenda da Liberdade de Expressão e Diversidade Cultural com Lula. O espaço abrigará, ao longo do dia, manifestações culturais de diversos artistas, como a cantora Ana Cañas e o cantor Chico César.
Local: Largo Glenio Peres

14h
Ação global anti-Davos – Contra o ataque neoliberal
Local: Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa

16h
Concentração para marcha e ato político cultural. Caminhada até o Acampamento da Resistência, no Anfiteatro Pôr do Sol. Lula é esperado, mas a presença não está confirmada
Local: Esquina Democrática, no Centro, até o Anfiteatro Pôr do Sol

Noite
Início da vigília para o julgamento, no Anfiteatro Pôr do Sol

Quarta-feira (24)

Todo o dia
Vigília e ato público no Anfiteatro Pôr do Sol

CONTRA LULA

Terça-feira (23)

18h
Ato em defesa da Justiça, promovido pelo Vem pra Rua
Local: Parque Moinhos de Vento, o Parcão

Quarta-feira (24)

18h
CarnaLula, organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), com a Banda Loka Liberal
Local: Parque Moinhos de Vento, o Parcão

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo