Carli e Cesar Filho se reaproximam para debater o futuro de Guarapuava

Conversa foi durante jantar que teve como anfitrião o advogado Samuel Ribas Abreu

Cesar Filho, Samuel Ribas Abreu e Fernando Ribas Carli (Foto enviada por leitor do Portal RSN)

Um jantar na última semana pode acenar um dos rumos que Guarapuava vai tomar nas eleições de 2020.

Samuel Ribas Abreu, uma nova liderança que surge no município com as bençãos da vereadora Maria José Mandu Ribas (PSDB) e do ex-prefeito Fernando Carli, foi o anfitrião de jantar que teve como convidado especial o prefeito Cesar Silvestri Filho (Cidadania).

O endereço do encontro foi a residência dos pais de Samuel. A sua mãe, Maria do Carmo Abreu sempre pertenceu à equipe de confiança de Fernando Ribas Carli, atuando como secretária de Assistência Social, presidente da Fundação Proteger e, por último, na chefia da Regional da Secretaria de Estado da Família.

“Fizemos um jantar informal na semana passada, conversamos sobre vários assuntos, dentre eles, política. Discutimos sobre o futuro político de nossa cidade, o desenvolvimento de Guarapuava e Região e a importância da continuidade do bom relacionamento dos grupos políticos locais, que trouxe conquistas histórias para nossa cidade”, disse Samuel ao Portal RSN. Em seguida, em novo post, Samuel diz que o assunto que menos foi tratado foi a política.

O prefeito Cesar Silvestri Filho confirmou o encontro. “Foi mais uma confraternização/aproximação. Na verdade, não falamos nada de política”, afirmou ao RSN.

O que chama a atenção nesse encontro é como fazer a aproximação de dois grupos políticos para tratar do desenvolvimento de Guarapuava sem falar em política?

Vale lembrar que a Família Carli perdeu o seu protagonismo no cenário político estadual, em cargo eletivo, com a morte do ex-deputado Bernardo Ribas Carli, em 22 de julho de 2018. Político em ascensão, Bernardo era tido como o preferido na corrida sucessória de 2020.

Com esse vácuo, nada mais normal que o grupo “carlista” prepare uma nova liderança. “Somos da mesma família”, costuma dizer Samuel em conversas informais.

Inicialmente, pré-candidato a vereador, Samuel ou Samuca, como é tratado pelos amigos, circula em reuniões de bairros, em eventos públicos oficiais e não esconde que, se for o ungido por Carli, poderá assumir uma candidatura a prefeito ou quem sabe a vice numa possível composição.

E aí entra o prefeito Cesar Filho. Vale lembrar que Fernando Carli, após a morte de Bernardo, concordou com a candidatura de Cristina Silvestri a deputada estadual quando o seu nome já tinha sido lançado para a Câmara Federal. O acordo era de que os grupos de Carli e da Família Mattos Leão correriam às reeleições à Assembleia Legislativa do Paraná, ambos apoiando Cristina à Câmara Federal. Assim sendo, Guarapuava teria representantes nas duas esferas de governo e as conquistas “orquestradas” pela soma de forças, que vinha acontecendo, seriam ainda maiores.

Mas outro fato ocorrido no jantar deixa uma ponta solta na parceria: Artagão Júnior não esteve no encontro com Fernando e Cesar.

Embora digam que a política não foi o prato principal da noite do jantar, não se pode descartar a possibilidade de uma composição entre os dois grupos políticos nas eleições do ano que vem, embora já existam dois pré-candidatos a prefeito dentro da Prefeitura: o vice Itacir Vezzaro, considerado um super secretário já que acumula Obras, e Turismo, além de já ter passado pela Agricultura, e Celso Góes, que hoje comanda a Saúde, depois de ter assumido Esportes e a Secretaria Executiva.

Uma das novidades pode ser um terceiro nome que agregue também a Família Mattos Leão. E nesse caso, nada melhor do que o empresário Sandro Abdanur, secretário de Desenvolvimento Econômico, casado com uma prima de Artagão Júnior.

Sandro está sendo o responsável por projetos de inovação tecnológica, pilar do atual mandato de Cesar Filho.

 

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

PANDEMIA DA COVID-19

Guarapuava registra 92 novos casos de covid-19 e governador faz apelo

VAMOS ESTUDAR?

UniGuairacá promove simulado gratuito para o Enem

Comentários