22/08/2023



Política

Carli garante o piso do magistério, mas indicativo de greve é mantido

imagem-36551

Apesar da rodada de negociações mantida com o prefeito Fernando Ribas Carli na tarde de segunda-feira, dia 26, o Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (Sisppmug), mantém o indicativo de greve deliberado em assembleia e que prevê a paralisação no dia 30 de março, sexta-feira.

 

O que poderá impedir a greve é a proposta que Carli deverá apresentar numa nova rodada de negociação prevista para acontecer na quinta-feira, dia 29, ainda pela manhã. “Nós queremos uma reposição mínima de 31%, mas o prefeito disse que não pode pagar. Então ele (Carli) que apresente uma contraproposta que discutiremos em nova assembleia às 17h3 de quinta-feira para ver se os servidores aceitam ou não”, disse Cristiane Wianer, diretora do Sisppmug. Ad perdas salariais que se arrastam por quase oito anos já acumulam perdas superiores a 40%. “Na reunião de ontem o prefeito se ateve apenas à questão do magistério”, observou.

A conversa mantida entre o prefeito e o Sisppmug na tarde de segunda-feira, dia 26, tratou apenas do pagamento do piso nacional do magistério. “O prefeito disse que Guarapuava vai pagar o piso e o percentual será de 14,24% e não os 22% previstos. É que em maio do ano passado já houve uma reposição de 7%”, explica a sindicalista. O projeto de lei instituindo o novo piso deverá ser encaminhado à Câmara nesta terça-feira, dia 27, e uma folha complementar será elaborada em abril para pagar a diferença. O que ainda está pendente é a retroatividade de janeiro e fevereiro. Carli quer pagar de forma parcelada. “Vamos levar essa proposta aos professores para ver se eles aceitam ou não”, afirmou Cristiane. O valor do novo piso será de R$ 1.451,00. Em Guarapuava, 1.500 professores concursados, mais os professores contratados pelo PSS (Processo Seletivo Seriado), deverão receber o aumento.

Participaram da reunião com o prefeito, a presidente do Sisppmug, Clair Simões Rodrigues e a tesoureira Cristiane Wainer, além de outros representantes do sindicato, a Secretária Municipal de Educação, Dorotil Casagrande Melhem, a Secretária Municipal de Administração, Ana Paula Polli Ferreira e o Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, Leocádio Pupo.

 

Com foto da Assessoria de Comunicação/Prefeitura

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo