22/08/2023

Carli lança planta de teatro

imagem-25532

Guarapuava vai ganhar um teatro. O lançamento da planta foi feito na manhã desta quinta-feira (28) pelo prefeito Fernando Ribas Carli, no seu gabinete da Prefeitura. A obra será construída em área anexa à Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira, que funciona no prédio do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava.

De acordo com a Prefeiura, a obra será realizada na quadra onde se localizava o antigo Mercado Minibox. A frente do Teatro Municipal será para a Rua Padre Chagas, enquanto o acesso de veículos poderá ser feito pela Rua Professora Leonídia. “É um local privilegiado, no Centro de Guarapuava, a três quadras do Terminal da Fonte. A nossa intenção é movimentar a cidade, incentivando a cultura e o lazer de todos”, afirmou o prefeito.

Segundo a Prefeitura, a construção do teatro começará antes da construção da escola devido à preservação da área ocupada, que depende ainda de uma decisão judicial. “Não podemos deixar ociosa esta grande obra, então enquanto construímos o teatro esperamos que toda a área seja liberada, para que em seguida possamos construir também a escola”, disse Carli.

O projeto arquitetônico resgata a imagem da antiga Prefeitura. “O conjunto entre técnicas modernas e história deixa o espaço muito bonito. Com base na proporção e nas fachadas da antiga Prefeitura, apresentamos parte da fachada do teatro, juntamente com tijolos à vista e vidros, para dar transparência à obra”, afirmou Fernando Caldeira de Lacerda, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.

A capacidade máxima será para 322 pessoas. “Após estudos de acordo com o número de habitantes de Guarapuava concluímos que este é o tamanho ideal para a cidade, para que não fique ocioso ou pequeno demais o espaço”, disse o arquiteto. A dimensão total da obra do teatro é de 1.100 metros quadrados, que será executada totalmente com recursos municipais.

Segundo o projeto arquitetônico, o espaço será multifuncional, com paredes duplas para preservar a propagação do som. No paisagismo está incluída vegetação nativa, uma  praça em volta do teatro, que ficará aberta para a circulação 24 horas.

Foto/Divulgação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo