22/08/2023



Política

Carli não reconhece 200 anos como feriado municipal

Da redação – Nesta quinta-feira (17) a Prefeitura vai comemorar os 200 anos de Guarapuava. A data vem sendo trabalhada com campanha de marketing oficial e investimentos na mídia. O dia, porém, não será reconhecido como feriado municipal. O prefeito Fernando Ribas Carli, mentor do projeto, apenas vai decretar ponto facultativo e nem mesmo as escolas municipais vão dispensar os alunos. Portanto, as aulas acontecerão normalmente, segundo aviso que está sendo encaminhado os pais. O mesmo aviso informa que nos dias dos jogos do Brasil na Copa as aulas acontecerão das 13 horas às 15 horas.

O fato do prefeito não encaminhar à Câmara de Vereadores nenhum projeto de lei reconhecendo o dia 17 de junho como feriado municipal está provocando a indignação de cidadãos guarapuavanos que já vem questionando a data. Um empresário da cidade que pediu para não ser identificado, em contato com a Rede Sul de Notícias, chama a atenção para o fato e remete ao aviso remetido pela escola onde seu filho estuda.

" Recebi no dia de ontem (14) um aviso da escola do meu filho de que o dia 17 de junho não será feriado. Para vocês verem a falta de competência do nosso Prefeito, pois para se mostrar e demonstrar que ele pode fazer tudo em nosso Município, que nem as escolas vão parar para prestigiar a tão sonhada (somente por ele) a comemoração dos 200 anos da nossa Cidade," diz. E continua: "Até quando vamos aceitar e deixar a Cidade ser comandada por um irresponsável (para não chamar de outras coisa), pois ele merece."
Ainda segundo o empresário, se algum dos leitores programou um dia com seus filhos, "esqueçam, pois acho que somente o prefeito vai poder comemorar. Agora está nas mãos dele: ou pára tudo, comercio e escolas ou ele deixa de ser idiota e vamos comemorar como é pra ser no dia 9 de Dezembro", afirma, indignado.

Outro contato sobre o assunto foi feito pela guarapuavana Elenice Gobochweski, que mora no Bairro Santa Cruz. "Nunca vi uma comemoração tão alardeada na televisão, com programação especial, com tanto dinheiro público investido, com estátua que custou R$ 70 mil, e no dia não ser feriado. Isso pra mim é uma falta de respeito para com o cidadão. Se a equipe do prefeito acha que o guarapuavano é bobo, está muito enganada. Se nem o prefeito dá o devido valor pra as coisas que ele cria, não vai ser o guarapuavano que vai engolir mais essa", diz.

DÚVIDAS
A falta de informação sobre o dia 17 de junho, data em que a Prefeitura vai comemorar os 200 Anos de Guarapuava, está deixando o guarapuavano em dúvidas. "Sou uma lojista e estou perdida quanto a esse dia. Não sei se será feriado, se o comércio vai funcionar normalmente ou não", reclama Ana Maria Prado, do Bairro Bonsucesso.

Liz Andressa também entrou em contato com a Rede Sul de Notícias questionando sobre o feriado ou não de quinta-feira. "Estou em dúvida, pois algumas pessoas dizem que é feriado e outras não", diz.

O DIA 17

O dia 17 de junho, de acordo com a professora Zilma Haick, em artigo encaminhado à Rede Sul em janeiro deste ano, é a data em que a "expedição chegou aos campos de Guarapuava, às 10 horas da manhã (dia da Santíssima Trindade)." Já no dia 9 de dezembro de 1819, o Padre Chagas e o Tenente Comandante Interino da Real Expedição de Conquista e Colonização de Guarapuava, Antonio da Rocha Loures, redigiram um Auto, isto é, uma narração escrita, um extraordinário documento em que se determinava o local que, segundo o padre, era o mais adequado para ereção da igreja, fundação da freguesia e da “primeira povoação fundamental” para os colonos e povoadores de Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo