22/08/2023

Carlinhos Muller, um artista guarapuavano fazendo sucesso em São Paulo

imagem-65870

O ilustrador Carlinhos Muller, natural de Guarapuava e radicado há 25 anos em São Paulo, prossegue com sua exposição “Aquarelas Paulistanas” até o dia 10 de fevereiro na Casa Fazenda Morumbi. Um conjunto de telas retratando o cotidiano da maior capital da América Latina homenageia os 460 anos de São Paulo.

Premiado internacionalmente, Carlinhos foi um dos principais ilustradores do jornal “O Estado de S.Paulo” por mais de 20 anos. Ele começou a carreira aos 14 anos, em 1987, no extinto jornal “Folha do Paraná”. Trabalhava na redação comigo e com meus irmãos, os jornalistas Fernando Esteche e Cristina Esteche, na antiga sede na Vila Santana, quando o jornal era dirigido pelo jornalista Beto Gomes (ex-reitor da Unicentro) e a composição era feita em linotipo (com chumbo derretido).

Carlinhos entrou na”Folha” com um objetivo: trabalhar para ajudar a sustentar a mãe e os irmãos. Aprendeu a fazer diagramação e nas horas vagas “brincava” de desenhar. O Fernando percebeu que havia ali um talento nato e pediu que ilustrasse uma reportagem. Nascia ali Carlinhos Muller, o artista que tentaria a sorte em São Paulo e dali, o sucesso em salões em diversos cantos deste mundão sem fronteiras.

Além do “Caderno 2” do “Estadão”, que concorre com a “Folha de S.Paulo” como um dos jornais mais influentes do Brasil, Carlinhos ocupou a cobiçada página 2 com seus trabalhos. Foi convidado por diversos artistas a fazer a capa de artistas que lançaram seus livros. Usa da massa de modelar até o acrílico à xilogravura. Ele próprio sabe: tudo vira arte nas mãos de Carlinhos.

Quando Guarapuava vai conhecer mais de perto o seu trabalho, só Deus sabe. Eu o já convidei várias vezes. Mas, sabe, falta aquele reconhecimento oficial, aquela política para a cultura, para os artistas (não só os reconhecidos, também para os Carlinhos da vida que estão aí, à espera de uma oportunidade real).

Enquanto isso, a exposição “Aquarelas Paulistanas” permanece aberta à visitação pública, na Avenida Morumbi, 5.594, das 14 às 20 horas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo