22/08/2023



Cotidiano Mundo

Carro voador completa teste de 35 minutos de voo na Eslováquia

O carro voador é capaz de transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 quilos e requer uma pista de decolagem

klein-vision

Protótipo de carro voador (Foto: Reprodução/G1)

Um protótipo de carro voador deixou pesquisadores animados na Eslováquia. Isso porque, ele completou um voo de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava.

O AirCar (carro-avião híbrido) está equipado com um motor BMW e funciona com gasolina comum. O desenvolvedor, professor Stefan Klein, disse que o veículo poderia voar cerca de mil quilômetros, a uma altura de 2,5 mil metros, e já havia rodado 40h no ar até agora.

Conforme o G1, o carro precisa de dois minutos e 15 segundos para se transformar em uma aeronave. Além disso, o professor Klein convidou a imprensa para assistir ao voo. Ele disse que a experiência foi ‘muito agradável’.

O FUNCIONAMENTO

As asas estreitas se dobram nas laterais do carro. No ar, o veículo atingiu a velocidade de cruzeiro de 170 km/h. O carro voador é capaz de transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 quilos. No entanto, ele não consegue decolar e pousar verticalmente, e requer uma pista de decolagem e aterrissagem.

Grandes expectativas envolvem o novo mercado de carros voadores. Desse modo, pesquisadores consideram o carro uma solução potencial para os problemas atuais de infraestrutura de transporte.

Por fim, a empresa por trás da AirCar, a Klein Vision, diz que o protótipo levou cerca de dois anos para desenvolvimento e custou “menos de 2 milhões de euros” (R$ 11 milhões) em investimento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo