22/08/2023
Política

Carros oficiais enaltecem sigla partidária do prefeito e do vice em Candói

imagem-25990

Oito novos veículos oficiais começaram a circular pelas ruas e estradas do município de Candói em 2010. Na renovação da frota, porém, o que chama a atenção são os números das placas. Todas possuem o número 45, mesmo número da legenda partidária a que o prefeito Elias Farah Neto e o seu vice, Gilvan Francisco Czarnieski são filiados. As letras variam, mas esse número predomina o que pode caracterizar a utilização de funções públicas violando os princípios da impessoalidade e da moralidade.

Por atitude semelhante o prefeito do município de Nortelândia, perto de Cuiabá, Vilson Ascari, foi condenado duas vezes a ressarcir os cofres públicos por atos de improbidade por enaltecer o PP, em novembro de 2007. A condenação foi por ato de improbidade administrativa. Ele emplacou um carro da Prefeitura com os números das legendas partidárias a que ele, o vice-prefeito Antônio Xavier Meira e o tesoureiro Aldemar Xavier Meira são filiados. A matéria de referência foi publicada no site: http://app.rdnews.com.br/blog/post/24302

De acordo com a 6ª. Circunsrição de Trânsito (CIRETRAN) de Guarapuava, quando o proprietário de um veículo prefere escolher números ou letras para o emplacamento de um veículo paga uma diferença de cerca de R$ 60. Na caso de Candói, devem ter sido pagos R$ 480 para emplacar os oito veículos com os números escolhidos pela Prefeitura.

A RSN tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, via e-mail encaminhado ao setor. O e-mail retornou. Outra mensagem foi encaminhada pelo site da Prefeitura na seção “Fale com o prefeito”, mas também não houve nenhuma resposta. Na Prefeitura, por telefone, a informação foi de que o prefeito estava viajando.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo