A construção da Casa de Custódia em Guarapuava ainda depende da doação de área por parte do município ao Estado. A informação foi dada pelo vice-diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) Thorstein Ferraz ao Portal RSN. Nesta sexta (5), ele esteve em Guarapuava entregando armas e rádios comunicadores a agentes penitenciários. Também foram entregues viaturas para a Região.
“Guarapuava também está no planejamento do Depen. Temos um carinho pela Região que é estratégica para a área de segurança”. De acordo com Thorstein, Laranjeiras do Sul, um dos seis municípios que serão contemplados com uma Casa de Custódia, já entregou o mapa do terreno ao Governo do Estado. “Em Guarapuava também já existe um planejamento para a construção”.
A obra no município foi autorizada pela ex-governadora Cida Borghetti (PP) já no tempo final do seu mandato. Entretanto, o município ainda não fez o repasse do terreno ao Estado. De acordo com o secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Flavio Alexandre, o projeto de lei para a doação do terreno já foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Mas a área escolhida, em anexo à Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG), já tinha sido doada pelo município. E isso foi há cerca de 20 anos.
PENDÊNCIA
Entretanto, como o beneficiário não cumpriu o prazo para a implantação da indústria proposta, houve a destinação do terreno para sediar a Casa de Custódia. Contudo, o suposto dono entrou com recurso que tramita no Tribunal de Justiça do Paraná. “Estamos aguardando essa decisão para darmos continuidade ao processo de doação ao Estado”, disse Flavio Alexandre ao Portal RSN.
Além da disponibilidade de projetos, Thorstein também condicionou a obra à disponibilidade financeira do Estado. “Tudo isso demanda tempo para a organização do Estado”.